Jaba Recordati: Já tomou magnésio hoje?
O magnésio é um mineral essencial à vida, sendo o quarto elemento mais presente no corpo humano, a seguir ao cálcio, sódio e potássio. Apesar de a ingestão diária recomendada para um homem adulto, conforme indiciado pelas directrizes europeias, ser de aproximadamente 375 mg, a verdade é que a deficiência de magnésio é muito comum, afectando mais de 70% da população. Esta estatística é suportada por um estudo realizado num país europeu, onde mais de 5000 participantes foram avaliados durante um período de um ano com ingestão diária de magnésio (ref. 3).
Para suprir as necessidades diárias dos consumidores, a Jaba Recordati lançou recentemente no mercado português Magnesio Supremo®, um suplemento alimentar que fornece citrato de magnésio em forma orgânica, altamente solúvel e com alta velocidade de absorção.
Magnesio Supremo® é o suplemento de magnésio para toda a família. Apresenta uma fórmula de origem natural que combina carbonato de magnésio (de origem marinha) e ácido cítrico (de origem vegetal), que, juntamente com água, se transforma em citrato de magnésio (sal de magnésio orgânico, com grande solubilidade e maior biodisponibilidade, o que se traduz numa óptima absorção).
Os benefícios diferenciadores desta inovação são a sua origem natural e a absorção mais rápida e eficaz, sendo que o seu efeito sente-se mais rapidamente (refs. 1, 2, 3, 4, 5, 6). «Sendo um mineral essencial à vida, os benefícios do magnésio para a saúde são múltiplos. Entre outros, salientamos a redução do cansaço e da fadiga; normal metabolismo produtor de energia; equilíbrio mineral; normal funcionamento do sistema nervoso; uma normal função psicológica; sem esquecer o normal funcionamento muscular», sublinha Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Jaba Recordati.
PARA TODA A FAMÍLIA
Magnesio Supremo® é o suplemento de magnésio mais consumido e com o mais rápido crescimento em Itália, o maior e mais competitivo mercado europeu deste tipo de produtos. «A principal razão para esta excelente performance é o reconhecimento das suas características únicas: um produto em pó solúvel, de origem natural, com rápida absorção e eficaz», frisa Rui Rijo Ferreira.
O sucesso deste produto levou a que a Jaba Recordati, subsidiária da multinacional italiana, lançasse o mesmo no mercado português em Setembro de 2023. Ou não estivesse o mercado nacional de suplementos em expansão, com a categoria dos suplementos de magnésio, a crescer acima dos dois dígitos (+16% em quantidade e +24% em valor, Data IQVIA YTD Março 2024). «Em Portugal não existia nenhum suplemento de magnésio que reunisse estas características ímpares. Assim, entendemos que, embora num mercado sobrelotado de suplementos como o nosso, havia uma oportunidade para Magnesio Supremo®», salienta o director de Marketing da Jaba Recordati. Desta forma, Magnesio Supremo® veio «ocupar um lugar de destaque no portefólio de Consumer Healthcare da Jaba Recordati, mas também de todas as linhas de promoção médica e das principais especialidades médicas» onde a empresa farmacêutica se destaca.
No mercado nacional, Magnesio Supremo® apresenta-se com uma gama de produtos adaptada às necessidades de cada membro da família: Magnesio Supremo® clássico, em frascos de 150 g e 300g (embalagem familiar); Magnesio Supremo® com sabor a limão, em embalagens de 150 g, para os consumidores que valorizam um sabor diferenciado (limão da Sicília); e uma apresentação em saquetas (32 doses), para uma maior comodidade e portabilidade, com as doses certas (uma saqueta equivale a uma colher de chá). A Jaba Recordati promete introduzir mais novidades na gama de Magnesio Supremo ® até ao final do ano.
Mas, afinal, a quem se destina Magnesio Supremo®? Segundo a empresa farmacêutica, todos devem tomar magnésio e a dose deve ser adequada à necessidade de cada indivíduo, sejam pessoas activas, atletas, mulheres nas diferentes fases de vida, pessoas que consomem alimentos processados ou ultraprocessados de forma regular, pessoas de outros grupos etários, entre outros. Este é um mineral fundamental também para grupos-alvo como diabéticos ou doentes cardíacos. «O perfil médio de consumidor são homens e mulheres acima dos 35 anos, pertencentes à Geração X, com preocupações de bem-estar», refere Rui Rijo Ferreira.
PERSEGUIR A LIDERANÇA
Apesar de recente no mercado português, Magnesio Supremo ® foi distinguido como Produto do Ano 2024, na categoria “Suplemento de Magnésio”. «Este reconhecimento por parte dos nossos consumidores traz uma grande responsabilidade em estarmos à altura em termos de satisfação e inovação da marca Magnesio Supremo®. É uma distinção muito importante para a notoriedade da marca no nosso mercado e, por essa razão, iremos comunicá-la junto dos nossos targets», comenta Rui Rijo Ferreira.
E o reconhecimento do mercado tem sido acompanhado pelo aumento das vendas: em pouco tempo, Magnesio Supremo ® conquistou uma quota de mercado de 3% (em valor) no mercado nacional, ocupando já a 12.ª posição num mercado muito competitivo, com mais de 80 marcas (Data IQVIA YTD Março 2024).
O objectivo da Jaba Recordati é muito claro: atingir a liderança neste segmento. «Magnesio Supremo® tem vindo a evoluir muito positivamente ao longo destes meses e já começa a ter uma posição na categoria, mas tem ainda um longo caminho a percorrer neste mercado e junto do consumidor até se tornar líder», ressalva o director de Marketing.
Para continuar a desenvolver esta marca junto dos consumidores portugueses, a Jaba Recordati tem apostado num plano de comunicação assente em três pilares: consumidor, prescritor e ponto de venda. Em termos de canais, o digital e redes sociais têm sido os mais utilizados. «Em 2024, a Jaba Recordati pretende manter-se fiel à estratégia delineada para a marca Magnesio Supremo®, ou seja, comunicar no canal digital e promover no canal farmácia e parafarmácia para ganhar distribuição e visibilidade, não esquecendo a promoção junto do profissional de saúde, onde podemos apresentar mais-valias na suplementação de magnésio versus outras formulações », conclui Rui Rijo Ferreira.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. Walker AF, Marakis G, Christie S, Byng M. Mg citrate found more bioavailable than other Mg preparations in a randomised, double-blind study. Magnes Res. 2003 Sep; 16(3): 183-91.
2. Schwalfenberg GK, Genuis SJ. The Importance of Magnesium in Clinical Healthcare. Scientifica 201.
3. Galan P et al. Dietary magnesium intake in a french adult population. Mag Res 1997.
4. Regulamento (UE) n.º 432/2012 da Comissão de 16 de Maio de 2012.
5. Fine KD, Santa Ana CA, Porter JL, Fordtran JS. Intestinal absorption of magnesium from food and supplements. J Clin Invest 1991; 88: 396-402.
6. Scientific Committee on Food (SCF) European Commission, Opinion of the Scientific Committee on Food on the Revision of Reference Values for Nutrition Labelling, Brussels. 2003.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.