Jaba Recordati: E a ti, o que é que te liberta?

Sob o mote “E a ti, o que é que te liberta?”, a marca TransAct® LAT lançou a sua mais recente campanha de publicidade, que pretende mostrar que é possível tratar e aliviar dores e lesões musculares e articulares, mesmo quando realizamos actividades que são exigentes para o corpo.

Um pugilista, uma actriz e uma baterista são os protagonistas da campanha, assinada pela agência criativa Rasgo e com produção a cargo da WTS Films, que associa estas histórias de superação de pessoas com idades diferentes ao benefício do alívio das dores musculares e articulares com TransAct® LAT, garantindo que é possível tratar a dor através de uma libertação de tensão e seguir com a rotina e actividades do dia-a-dia.

«Esta campanha centra-se no conceito criativo “Liberta-te”, que está relacionado com o conceito do produto TransAct® LAT, pois sem dor ou lesão muscular a limitar o nosso bem-estar ou mesmo a limitar a funcionalidade, ficamos livres para viver a nossa vida, partilhando aquilo que nos faz vibrar, o que nos liberta! », explica Ana Muche, Product manager da farmacêutica Jaba Recordati, que detém a marca TransAct® LAT.

Além do spot publicitário, a marca convida os portugueses a assistirem a estes testemunhos e a sentirem-se inspirados a partilharem também as suas histórias pessoais.

Para tal, basta enviarem os testemunhos, em formato vídeo, por email, falando sobre aquilo que os liberta na vida. «O objectivo é acompanhar a jornada do consumidor, convidando-o a participar na história da marca e interagir com os valores da mesma nos vários touchpoints, tanto online como offline», frisa Ana Muche. «Queremos criar uma ligação personalizada e única com cada um dos nossos seguidores. Pretendemos que o consumidor nos veja como uma marca de wellness que se diferencia pela abordagem mais emocional e que se preocupa com o seu bem-estar», reitera.

TransAct® LAT é um medicamento não sujeito a receita médica indicado para o tratamento sintomático da inflamação músculo-esquelética localizada, de origem pós-traumática ou reumática, que resulte em dores musculares ou articulares, de natureza aguda ou crónica. Este produto está disponível em farmácias e parafarmácias.

TransAct® LAT foi lançado no mercado português em 1995 como um medicamento sujeito a receita médica, promovido exclusivamente junto dos profissionais de saúde. Contudo, em 2013 passou a deter o estatuto de medicamento não sujeito a receita médica, o que constituiu um momento de viragem na história da marca, que passou a poder ser comunicada directamente ao consumidor final.


AO LADO DOS DESPORTISTAS

Desde o início, TransAct® LAT distinguiu-se no mercado, em termos de inovação, pelo facto de ser um patch (penso) frio que tem uma acção anti-inflamatória, o qual «os consumidores, nomeadamente os desportistas, associam à acção do gelo», recorda Ana Muche. Este penso é impregnado com 40 mg de flurbiprofeno – um anti-inflamatório não esteroide que altera a forma como o organismo responde às dores – e pode ser aplicado directamente na zona a tratar, proporcionando um alívio da dor até 12 horas. Pode ser aplicado em qualquer zona do corpo, sendo que, no caso de articulações móveis (como o cotovelo ou o joelho), é aconselhável o uso de uma ligadura ou manga (incluída na embalagem).

Líder de mercado no segmento dos pensos anti-inflamatórios, TransAct® LAT apresenta-se assim como uma solução para um problema que tem uma elevada prevalência junto da população e que afecta o quotidiano de muitos portugueses. Hoje, de acordo com a marca da Jaba Recordati, as principais causas das dores musculares estão ligadas essencialmente a dois factores: o exercício físico e a tensão ou o stress do dia-a-dia.

Em termos de targets, «são três os mais susceptíveis a este tipo de dor: os jovens que praticam desporto; as pessoas activas e que praticam algum tipo de desporto; e o target sénior ainda activo e que tem limitações funcionais mais frequentes originadas por outro tipo de patologia», salienta ainda a Product manager da Jaba Recordati.

Desta forma, a marca tem-se posicionado junto de doentes com patologias articulares e de todas as pessoas com um estilo de vida activo, de um modo geral, mas com especial incidência sobre os desportistas.

Para reforçar este posicionamento, em particular na área do desporto, a marca TransAct® LAT tem vindo nos últimos anos a apoiar modalidades como trail, golfe e vários desportos de mar, como o surf. Este ano, estreia-se no apoio a desportos como o padel, kickboxing e triatlo, através dos seus embaixadores. «Na Comunicação, o que distingue TransAct® LAT é o foco na solução e não no problema a (dor), aliás como tem comunicado ao longo destes anos, com um posicionamento focado nos desportos radicais e nas pessoas com uma vida activa no dia-a-dia – tudo situações onde precisamos de ter liberdade de movimentos », sublinha Ana Muche.


CONSOLIDAR A LIDERANÇA

Com esta estratégia de Comunicação, que é visível na recente campanha “E a ti, o que é que te liberta?”, mas também em campanhas e acções anteriores, a marca TransAct® LAT tem vindo a consolidar a sua posição de liderança na categoria de pensos anti-inflamatórios em Portugal. Hoje, a marca do portefólio da Jaba Recordati responde por uma quota de mercado de 60% neste segmento, sendo que este indicador cresceu 2% em Março, em comparação com o período homólogo do ano passado (dados: IQVIA, YTD Março 2022, valores).

A pandemia de Covid-19 tem tido algum impacto negativo no bem-estar físico e mental da maioria da população, registando- se, de um modo geral, uma redução do exercício físico e da mobilidade, o que tem levado a um incremento da procura por produtos desta categoria no último ano, contribuindo para o aumento da quota de mercado de TransAct® LAT, apesar da concorrência crescente neste segmento. «TransAct® LAT é líder da categoria e tem mantido esta posição ao longo dos anos. Pela satisfação dos resultados na utilização do produto, os consumidores ficam fidelizados à marca. Também tem conquistado novos consumidores, graças à sua forma diferenciadora – penso frio e com uma aderência cómoda e fácil de retirar pela ausência de substâncias colantes», destaca Ana Muche. «Os desportistas continuam a procurar o produto e identificam-se com os valores da marca. TransAct® LAT continua a ser top of mind dos consumidores e dos profissionais de saúde que o recomendam», assegura.

Olhando já para o futuro, os objectivos da Jaba Recordati para a marca TransAct® LAT passam por consolidar ainda mais esta posição de liderança na categoria. Com vendas (sell-out) na ordem dos 6,2 milhões de euros no ano passado (dados: IQVIA, Dez 2021, valores), as perspectivas da companhia farmacêutica passam por aumentar as vendas da marca em 11% este ano. «[Consolidar a] liderança é um objectivo, transmitindo valores de confiança para que os consumidores continuem a escolher TransAct® LAT como solução de bem-estar para os libertar das dores musculares e articulares», conclui a responsável.


MENÇÕES LEGAIS
TRANSACT LAT® (flurbiprofeno): medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada. Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hipersensibilidade. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico. Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo, Tel. 214 329 500, Fax: 219 151 930, www.jaba-recordati.pt, NIF 500492867.


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Maio (n.º 310) da Marketeer.

Artigos relacionados