Já votou na Palavra do Ano?
“Geringonça” e “campeão” são, até agora, as palavras mais votadas pelos portugueses no concurso Palavra do Ano 2016, promovido pela Porto Editora em parceria com a Infopédia. Mas os resultados ainda não são definitivos. As votações estão abertas até ao último segundo do próximo dia 31.
Na lista das mais votadas consta ainda “Brexit” em terceiro lugar, seguida por “presidente”, “racismo”, “turismo” e “empoderamento”. Os últimos lugares são ocupados por “humanista”, “parentalidade” e “microcefalia”. Os resultados serão conhecidos numa cerimónia agendada para o dia 4 de Janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.
Este ano, em paralelo com a eleição da Palavra do Ano 2016 em Portugal, a Porto Editora está também a promover a iniciativa em Angola e Moçambique.
Que palavras venceram noutros anos?
No ano passado, “refugiado” foi a palavra mais votada pelos portugueses. Já em 2014 tinha sido “corrupção”, antecedida por “bombeiro” em 2013. Em 2012, “entroikado” foi a palavra eleita e, em 2011, foi “austeridade”. Em 2010 e 2009, foi “vuvuzela” e “esmiuçar”, respectivamente.