Já usou o ChatGPT para planear viagens? A tendência é essa

As ferramentas de Inteligência Artificial (IA), em particular o ChatGPT, estão a ter um impacto significativo em vários sectores e o das viagens e turismo não é excepção. De acordo com um estudo da Euromonitor International, o uso da tecnologia deverá “explodir” nos próximos anos no que diz respeito ao planeamento e reserva de viagens online.

Segundo o estudo, 97,8% dos gestores do sector inquiridos esperam que a IA tenha impacto na indústria nos próximos cinco anos. A conveniência e acessibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, são os principais factores a ter em conta, uma vez que os viajantes podem aceder às ferramentas de IA através de vários dispositivos, como smartphones e computadores, desde que tenham ligação à Internet.

«O ChatGPT está a revolucionar as viagens e o mundo. Com o sector das viagens altamente digitalizado, onde 66% de todas as reservas são realizadas online e o telemóvel responde por 35% de todas as vendas online, a disrupção da IA Generativa já é comum», salienta Caroline Bremner, head of Travel and Tourism Research da Euromonitor.

Os principais players do sector não têm perdido tempo e estão a investir nestas tecnologias. Em Abril passado, a Expedia anunciou uma colaboração com a OpenAI para oferecer uma ferramenta de planeamento de viagens baseada no ChatGPT para dispositivos iOS, além de oferecer um plug-in para utilizadores do ChatGPT Plus. A plataforma Expedia ChatGPT fornece recomendações personalizadas, actuando como um assistente de viagem virtual que oferece sugestões de hotéis e de actividades no destino.

Também a Kayak e a OpenTable anunciaram plug-ins para o ChatGPT e outras plataformas de viagens, como o TripAdvisor, GetYourGuide e Klook seguiram-lhes o exemplo. O Trip.com integrou o ChatGPT no TripGen, um chatbot que fornece assistência em tempo real. Além disso, diversos hotéis e companhias aéreas estão a recorrer à IA Generativa para o atendimento ao cliente.

“É inevitável que haja uma cada vez maior integração. A IA Generativa está apenas no início da sua jornada, oferecendo aos consumidores o que o Airbnb chamou de ‘o melhor concierge’”, frisa a Euromonitor.

Artigos relacionados