Já são 30 anos de Rock in Rio

O festival de música – que chegou a Portugal em 2004 – atinge as três décadas em 2015 depois da edição inaugural, em 1985, no Rio de Janeiro, Brasil.

Nascia em 1985, no Rio de Janeiro, no Brasil, o Rock in Rio, um dos festivais mais emblemáticos em terras de Vera Cruz e em Portugal. Trinta anos depois dessa edição inaugural, feita numa época de transição em que o Brasil deixava uma ditadura militar para se transformar numa democracia, o Rock in Rio faz um balanço da evolução do festival que também está presente em Espanha e nos Estados Unidos da América.

Em 1985, nascia a primeira Cidade do Rock num recinto de 250 mil metros quadrados, para albergar um festival que, durante dez dias, entre 11 e 20 de Janeiro, atraiu 1 380 000 pessoas para ver Queen, AC/DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Rita Lee e Elba Ramalho.

«Não foi fácil realizar o primeiro Rock in Rio há 30 anos. Começou como um sonho que exigiu muito trabalho para se poder concretizar. A vida é feita de sonhos e os sonhos precisam ser realizados. Bati, por isso, a várias portas e ultrapassei inúmeras barreiras. Só assim foi possível oferecer ao público um formato capaz de mudar a história da música. Acontece que o sonho foi, ainda, mais longe que o expectado e acabou por mudar, também, a história das pessoas”, segundo Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, em comunicado.

Artigos relacionados