Vai poder ir às compras no Instagram sem sair da app
O Instagram está a testar uma nova ferramenta que permite manter a experiência de compra dos utilizadores totalmente dentro da aplicação. No fundo, trata-se de acrescentar apenas um passo ao processo que já existia: a partir de agora, será possível proceder ao checkout também na plataforma.
Até aqui, e para todas as marcas que não fazem parte do piloto, era possível vender produtos no Instagram, apresentar preços e mais informações mas a conclusão da compra teria de ser no site da respectiva insígnia.
Em comunicado, o Instagram explica que quer ser um local onde comprar não é uma tarefa, mas sim um prazer: “Construímos tudo com isto em mente (…) Checkout melhora a experiência de compra ao tornar a aquisição simples, conveniente e segura. As pessoas já não têm de navegar para o browser quando querem comprar.”
O Instagram garante que todas as informações de pagamento estão protegidas e que, desta forma, não é necessário estar a inseri-las em diferentes websites. Tudo fica no mesmo local. A rede social revela ainda que, mensalmente, são 130 milhões os utilizadores que clicam em publicações para descobrir as etiquetas de produtos.
Para já, o checkout está disponível somente nos Estados Unidos da América, para um conjunto restrito de marcas, nomeadamente Nike, Burberry, H&M, MAC Cosmetics, Michael Kors, Oscar de la Renta, Prada e Zara.