Já pode ir ao caixote do lixo do Instagram recuperar publicações apagadas
Apagar uma publicação inadvertidamente já não é um problema para os utilizadores do Instagram. O Mashable avança que a rede social está a lançar uma nova ferramenta que permite recuperar conteúdos eliminados, seja pelo próprio dono da conta ou por piratas informáticos que ataquem o perfil.
Todas as publicações apagadas passam a estar disponíveis, por um curto período de tempo, na pasta “Recently Deleted” – em português deverá ser algo como “Eliminados Recentemente”. A partir daí, tal como acontece com a Reciclagem num computador, é possível restaurar os conteúdos ou eliminá-los permanentemente. Qualquer uma das opções requer a verificação da identidade do utilizador.
O Mashable indica que a ferramenta abrange todo o tipo de publicações, desde fotografias no mural a vídeos no Reels, IGTV ou Stories. Caso o utilizador não lhes faça nada nos 30 dias posteriores a serem apagadas, as publicações serão eliminadas para sempre automaticamente.
As Stories são a única excepção a esta regra: stories que sejam incluídas no arquivo ainda antes de terminar o seu prazo de validade de 24 horas, estarão disponíveis no caixote do lixo por apenas 24 horas caso sejam apagadas.
Instagram quer publicações originais nas Stories
A plataforma parece estar pouco satisfeita com os utilizadores que partilham conteúdos do feed nas Stories. Segundo o The Verge, o Instagram prefere que os seus utilizadores publiquem fotografias e vídeos originais e já está a notificar os utilizadores em alguns países onde está a decorrer um teste neste sentido: a possibilidade de partilhar publicações do feed é desactivada.
“Ouvimos da nossa comunidade que eles querem ver menos publicações nas Stories. Durante este teste, não poderás adicionar uma publicação do feed à tua Story”, explica o Instagram na notificação enviada aos utilizadores afectados.
instagram users: I wish people stopped sharing so many feed posts to their Stories
instagram: pic.twitter.com/KQkBbVY45v
— Matt Navarra (@MattNavarra) January 29, 2021