Já pode conhecer a história da SEAT em português

A SEAT inaugurou a versão portuguesa do seu museu digital, um portal que permite ter acesso à história e aos modelos mais icónicos da marca espanhola.

Nas várias salas virtuais estão disponíveis vídeos que relatam notícias do passado da marca, informação detalhada dos modelos, contexto histórico dos mesmos e a possibilidade de admirar os veículos através de ilustrações 360º.

Este museu é o culminar de um projecto iniciado em Maio do último ano, quando a SEAT anunciou o Archithon, um desafio lançado a 40 alunos de arquitectura de escolas espanholas e alemãs, a fim de conceberem a sua versão do museu digital da SEAT.

A apresentação decorreu na Nave A-122 da fábrica da SEAT, em Barcelona, onde a marca mantém e recupera a sua colecção de viaturas históricas. «Nem todos podem apreciar presencialmente os automóveis que aqui temos expostos e esse foi um dos motivos que nos fez avançar para este projecto, possibilitando que mais pessoas possam assistir aos marcos da história da SEAT. Quanto ao projecto Archithon, os resultados foram excelentes e obtivemos um design fantástico para o museu. Vamos continuar a apostar neste tipo de projectos de co-criação», refere Ana Sanchez, Limiñana Brand Advertising Manager da SEAT.

Relativamente ao design do museu, Anton Sahler, vencedor do Architon, juntamente com Ksymena Borczynska e Patricia Loges, refere que «é uma espécie de nuvem, inspirada pelas formas fluidas do design da SEAT. Tratando-se de um museu digital, não tivemos que nos preocupar com os aspectos estruturais o que nos permitiu uma maior criatividade para o design».

O museu digital da SEAT pode ser acedido através do site www.seat.pt/museudigital.

Texto de Rafael Paiva Reis

Artigos relacionados