Já não vive sem a air fryer? Estes são os alimentos que não deve cozinhar no pequeno electrodoméstico
As air fryers tornaram-se rapidamente um electrodoméstico essencial em muitas cozinhas, graças à sua acessibilidade e eficiência na confecção de alimentos. No entanto, especialistas emitiram um alerta aos utilizadores sobre os tipos de alimentos que devem ser evitados na preparação com estes aparelhos, salienta o El Economista.
De acordo com Matt Ayres, especialista em electrodomésticos da RDO Kitchen & Appliances, enquanto as fritadeiras de ar são ideais para uma variedade de alimentos, há certas categorias que não se adequam bem a este método de confecção. «Estes aparelhos simplesmente não foram projectados para cozinhar massas húmida», explica Ayres.
Problemas Comuns com as Fritadeiras de Ar
As fritadeiras de ar funcionam de forma diferente da fritura tradicional, o que pode causar problemas com certos tipos de alimentos. «Ao contrário da fritura convencional, a fritadeira de ar não cozinha rapidamente a massa húmida, fazendo com que esta fique empapada e escorra para o fundo do cesto, em vez de formar uma camada crocante.»
Assim, os alimentos a evitar cozinhar nestes aparelhos são:
- Pipocas: Apesar de várias receitas online sugerirem a preparação de pipocas na fritadeira de ar, o profissional afirma que este método pode ser mais problemático do que vantajoso. «Dependendo do modelo da fritadeira, pode não atingir as temperaturas necessárias para estourar as pipocas de forma eficaz, resultando em pipocas queimadas e irregulares. É preferível usar métodos tradicionais, como o fogão ou o microondas.»
- Vegetais de folhas finas: Vegetais como espinafres também são desaconselhados. «Podem ser arrastados pelo ventilador da fritadeira e queimar rapidamente sem cozinhar de forma uniforme. Em vez disso, é melhor optar por vegetais mais densos, como cenouras ou batatas, que se cozinham de forma mais uniforme na fritadeira de ar.»
- Pão, sementes, arroz e massa: «Torrar pão na fritadeira de ar pode parecer uma boa ideia, mas as migalhas podem ficar presas no ventilador, tornando a limpeza difícil. Também pode causar um cheiro a queimado persistente cada vez que a fritadeira é utilizada. Para o arroz ou massa, recomenda-se cozinhá-los numa panela e usar a fritadeira de ar apenas para gratinar e deixá-los crocantes.»