Já não vai falhar a viagem por um lanço de escadas. Metro de Lisboa partilha horas dos comboios em tempo real
O Metropolitano de Lisboa (ML) juntou-se à aplicação Moovit para disponibilizar informação em tempo real sobre a duração da viagem e a sua hora prevista de início e fim, permitindo trajectos mais rápidos aos passageiros e optimizando a mobilidade na cidade.
O objectivo é que não só os utilizadores da Moovit, mas todos os clientes do ML consigam simplificar e melhorar a sua experiência de viagem de metro. O acesso a esta funcionalidade pode ser feito através da aplicação, gratuita e disponível para download nos sistemas operativos iOS e Android, bem como através do site do ML, graças a uma solução web trabalhada entre as duas empresas.
A Moovit combina informações oficiais do Metro de Lisboa e informações de crowdsourcing, de forma a calcular o melhor percurso para cada tipo de viagem pesquisada. Com base nestes dados e num dos maiores bancos de dados sobre transporte público do Mundo, a Moovit passa a apresentar informações sempre actualizadas sobre o estado das quatro linhas do Metro de Lisboa.
O Metro de Lisboa passa também a dispor de uma ferramenta de comunicação com o cliente que permite enviar alertas e mensagens para o ecrã dos utilizadores da Moovit, no caso de haver uma alteração de serviço relevante para os seus passageiros. Sendo uma aplicação multimodal, a Moovit combina a informação do Metro de Lisboa com outras opções de mobilidade urbana na área Metropolitana de Lisboa, como o autocarro, eléctrico, barco, comboio, metro ligeiro, ferry e, ainda, e-scooters.
«Numa era marcadamente digital, a disponibilidade de informação em tempo real afigura-se, cada vez mais, essencial para melhorar a experiência dos actuais e futuros clientes da rede deste metropolitano. Através deste tipo de parcerias, conseguimos, a cada dia, promover uma maior utilização dos transportes públicos e uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente», diz, em comunicado, Vítor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa.