Já mudou para o novo Google Analytics? A partir de Julho vai deixar de recolher dados
O Google Analytics é a ferramenta de monitorização e análise de sites mais utilizada no mundo, mas a partir de 1 de Julho deste ano a forma como recolhe dados vai mudar. De forma totalmente gratuita, permite conhecer o perfil dos utilizadores que entram num determinado website, saber a partir de que dispositivos e localização o fazem, quais as páginas mais visitadas, qual o número de conversões (seja em termos de vendas, subscrições, preenchimento de formulários, etc.), e outros dados relevantes para negócios.
No primeiro dia do sétimo mês do ano, o Universal Analytics, versão usada pela grande maioria dos sites, dará lugar ao Google Analytics 4 (GA4), que já se encontra disponível. Assim, todos os proprietários de websites devem fazer a migração do Universal Analytics para o Google Analytics 4, já que não o fazer resultará na perda dos dados e, consequentemente, total desconhecimento do comportamento dos visitantes do seu website a partir desse dia.
Para ajudar todos os utilizadores com dúvidas a fazer a instalação da actualização, o Workshop de Google Analytics 4, disponibilizado pela Escola de Marketing Digital, é uma formação prática que promete ajudar todos aqueles que trabalham com websites a fazerem a migração do, salvaguardando todos os seus dados e conhecendo todas as funcionalidades da nova versão da plataforma.
Esta formação vai acontecer no dia 17 de Maio, online e em directo, em horário pós-laboral, mas o acesso à gravação da aula e materiais pedagógicos é vitalício. No plano curricular inclui-se: introdução ao Web Analytics; funcionalidades do Google Analytics 4; principais diferenças entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4; configuração prática de uma conta de Google Analytics; implementação e migração para o Google Analytics 4; uso do painel de controlo da plataforma; criação de relatórios personalizados e segmentação de dados; análise de audiências no Google Analytics 4; comportamento dos utilizadores e padrões de navegação.
O valor do workshop, em early bird (até dia 10 de Maio), é de 50 euros, sendo que após essa data passa a ser de 60 euros.