Já há um carregador ultrarrápido para veículos eléctricos na A1
A EDP, a BP e a Brisa juntaram-se para inaugurar o primeiro carregador ultrarrápido para veículos eléctricos na A1. Pode ser encontrado desde já na área de serviço de Santarém, no sentido Norte/Sul, onde passa a ser possível carregar um automóvel em apenas alguns minutos.
Nesta área de serviço, foram instalados dois pontos de carregamento, um deles rápido de 50kW e outro ultrarrápido de 150kW, sendo que este último permite carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia em 10 minutos.
“Este é o primeiro carregador ultrarrápido da BP e da EDP em Portugal. É também o primeiro desta auto-estrada, onde em 2020 passaram em média 26 mil veículos por dia”, indica a EDP em comunicado.
A escolha da área serviço é justificada por se tratar de uma localização estratégica entre Lisboa e o Porto. De acordo com a EDP, a parceria estabelecida com a BP e a Brisa, no âmbito da rede Via Vede Electric, visa facilitar a mobilidade eléctrica nas auto-estradas nacionais.
Até ao final do ano, as três empresas esperam equipar mais quatro áreas de serviço com carregadores rápidos e ultrarrápidos, na A1 e na A2.
Todos os equipamentos vão estar ligados à rede pública Mobi.E, o que significa que é possível usá-los com um cartão de mobilidade de qualquer operador. No entanto, clientes da EDP com contrato de electricidade terão 25% de desconto no carregamento até ao final de Junho.
“É através de parcerias como esta, que envolvem empresas de diferentes sectores num objectivo comum, que será possível oferecer mais opções de carregamento, em localizações cada vez mais diversas e abrangentes, um contributo essencial para a mobilidade eléctrica”, sublinha ainda a EDP.