Já há data para a Hora do Planeta. Aponte na agenda

Este ano, a Hora do Planeta assinala-se dia 23 de Março (sábado) em todo o Mundo, incluindo em Portugal, entre as 20h30 e as 21h30 (hora local). A iniciativa é promovida ela WWF e reconhecida pelo desligar de luzes e de aparelhos electrónicos não-essenciais levado a cabo por milhões de pessoas como incentivo a agir por um planeta mais sustentável.

Além da data, há ainda outra novidade. A ANP|WWF já tem disponível um formulário para os municípios se inscreverem, tendo acesso directo a um kit de materiais digitais personalizáveis (cartaz, banner e até posts para redes sociais) para efeitos de promoção desta ação junto da comunidade.

A par da divulgação, as autarquias podem ainda participar com o tradicional desligar de luzes de ruas, monumentos e edifícios públicos e/ou organizando actividades ambientais, como: caminhadas nocturnas, observação de estrelas, passeios de bicicleta, workshops eco-friendly, sessões de ioga, jogos de sombras, jantares comunitários sustentáveis, entre outras.

«O apagão não é passivo nem tem como finalidade a poupança energética. A ideia é aproveitar aquela hora para trazer à luz uma reflexão sobre o que realmente podemos fazer pelo ambiente no dia a dia», diz, em comunicado, Ângela Morgado, directora executiva da ANP|WWF.

A Hora do Planeta é um evento histórico da WWF, que surgiu no dia 31 de Março de 2007, em Sidney, Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos como alerta sobre a perda da natureza devido às alterações climáticas e sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Artigos relacionados