Já fez uma marcação e não apareceu? Para os restaurantes o no-show é um flagelo

Depois de ter sido um dos sectores mais afectados durante a pandemia, a restauração tem enfrentado mais um obstáculo à sua recuperação: o aumento do no-show, fenómeno em que os clientes reservam, mas não comparecem. Esta torna-se, assim, uma das principais preocupações para este negócio, uma vez que acarreta prejuízos significativos para os restaurantes, desde o desperdício de comida até às perdas económicas.

Ao longo de 2022, os dados internos do TheFork demonstram que o número de no-show continua elevado comparativamente aos anos de 2019, 2020 e 2021, situando-se sempre acima dos 4% todos os meses, excepto em Dezembro, que registou 3,8%. Junho de 2022 foi o mês com maior incidência.

Estes resultados fazem com que Portugal seja um dos países mais afectados pelo fenómeno na Europa, juntamente com Espanha, Itália e Reino Unido. Já a Suécia e a Alemanha são os países europeus em que se verifica menor percentagem de no-show. Contudo, 2023 trouxe alguma esperança de que os números comecem a baixar, pelo menos tendo em conta a ligeira descida registada desde Dezembro do ano passado, que colocou a percentagem de no-show abaixo dos 4%: Janeiro e Fevereiro deste novo ano situaram-se, respectivamente, nos 3,9% e 3,7%.

As razões mais apontadas para o no-show são, na maioria, os imprevistos de última hora (47%) e o esquecimento (21%), com uma minoria a mencionar mudanças de opinião (5%), reservas em múltiplos restaurantes para o mesmo momento (3%) e vergonha em cancelar (2%).

Quando questionados sobre o número de vezes em que não compareceram a uma reserva feita num restaurante, sem avisar, no último ano, 80% dos utilizadores admitiu fazê-lo uma vez, percentagem que sobe para 92% se perguntado nos últimos três meses. O comportamento é repetido por 16% dos inquiridos no último ano, baixando para 6% nos últimos três meses, sendo que apenas uma minoria de clientes falta entre duas a seis vezes ou mais de seis vezes (abaixo dos 3% em ambos os períodos).

A maioria dos utilizadores TheFork reconhece ter mais dificuldade em cancelar a reserva quando esta é feita pelo telefone (60%), comparativamente com as reservas online (40%), mas uma grande parte dos clientes acredita que este comportamento mudaria se o cliente soubesse das consequências do no-show para os restaurantes (79%).

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