Já é possível fazer um cartão Lisboa Viva no momento… Mas só na Alameda
Há dois anos, a Fertagus anunciava um programa-piloto que envolvia o teste de um quiosque self-service do Lisboa Viva, na estação do Pragal. Agora, o mesmo equipamento atravessa o Tejo e instala-se na Alameda, por onde passam as linhas Vermelha e Verde do Metro de Lisboa.
O objectivo do Kiosk Viva é permitir a aquisição de um cartão Lisboa Viva, de perfil normal, criança ou terceira idade. Em apenas alguns minutos, e sem necessidade de interacção com um funcionário, é possível emitir um cartão para utilização imediata, uma vez que poderá ser logo carregado com um título de viagem.
“Os utilizadores deste novo serviço não necessitam de preencher formulário, tirar foto e esperar dias pela produção do cartão, sendo apenas necessário serem portadores do cartão de cidadão e cartão bancário (de débito)”, esclarece o Metropolitano de Lisboa em comunicado.
Os passageiros encontram dois destes quiosques self-service na estação da Alameda já a partir de hoje, sendo que a emissão do cartão tem o custo de 12 euros (correspondente ao preço de um pedido urgente).
O novo sistema é desenvolvido pela OTLIS, com o apoio do Fundo Ambiental e da Comissão Europeia (Connecting Europe Facility).