Já conhece os melhores cartoons da imprensa internacional?
A autora italiana Gio, nome artístico de Mariagrazia Quaranta, é a vencedora da 16.ª edição do World Press Cartoon, tendo merecido a distinção Grand Prix através do seu trabalho “Impressão Digital Cultural” (na foto).
Este trabalho foi publicado pelo jornal online espanhol Mundiario, em Novembro de 2020. Pode agora ser visto no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha.
Entre os nove premiados desta edição, Gio arrecadou o maior prémio monetário, no valor de 10 mil euros, correspondente ao Grand Prix. Na mesma categoria (Desenho de Humor) o júri atribuiu o segundo prémio à obra “2020 Ano da Pandemia”, do albanês Agim Sulaj, publicado pelo jornal Corriere Romagna, de Rimini, em Novembro de 2020. O terceiro prémio foi para “O Pequeno-almoço”, do sérvio Goran Divac, publicado no jornal Vecernje Novosti, de Belgrado, em Dezembro do último ano.
«Desde 2005, ao longo de 16 edições quase sem interregno, o World Press Cartoon vem sendo um lugar de encontro de talentos e um incentivo à criação de qualidade neste domínio. O World Press Cartoon contribua para dar algum alento aos autores no duro contexto da grave crise que a imprensa internacional atravessa. Este evento dá, a cada ano que passa, novos argumentos aos editores para que este importante conteúdo não seja varrido das páginas dos seus jornais», afirma o director do salão, o cartoonista português António.
O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira, destaca as mais-valias que o World Press Cartoon traz à cidade. «A edição de 2021 vem confirmar as Caldas da Rainha como o concelho do humor e da caricatura em Portugal. Tendo presente as anteriores edições, estamos certos a exposição de 2021 será um êxito a nível nacional e internacional», salienta.
O World Press Cartoon distinguiu ainda trabalhos em duas outras categorias. Em Caricatura, o 1.º prémio foi atribuído ao mexicano Dario Castillejos, com a obra “Greta Thunberg”; o segundo prémio foi para “Juan Carlos II”, do português André Carrilho, e o terceiro prémio distinguiu a caricatura “Rainha Sofia de Espanha”, do espanhol Ivan Mata Tamayo. Os trabalhos foram realizados para as publicações, El Imparcial, Diário de Notícias e El Diario Vasco, respectivamente.
Já na categoria Cartoon Editorial, o maior galardão foi atribuído ao ucraniano Konstantin Kazanchev, tendo apresentado um desenho sem título, publicado na plataforma de cartoons holandesa Cartoon Movement; o 2.º prémio foi para “Trump Riot”, do australiano David Rowe, publicado no jornal Australian Financial Review. O 3.º prémio foi entregue ao artista argentino Alejandro Becares, por “David e Golias”, publicado também na plataforma Cartoon Movement.
Veja os trabalhos premiados na galeria.