Já conhece o primeiro centro comercial só com lojas de produtos em segunda mão?
O número de lojas com produtos em segunda mão tem vindo a aumentar em Portugal e, actualmente, já é possível comprar praticamente qualquer tipo de artigo usado – desde telemóveis a peças de roupa, passando por móveis, electrodomésticos e consolas de jogos. Mas para encontrar cada um destes produtos – e vê-los ao vivo – é preciso visitar diferentes lojas, o que pode representar um verdadeiro peddy-paper pelas ruas da cidade. A menos que… as lojas de segunda mão estejam concentradas num mesmo espaço.
É assim no ReTuna, centro comercial que abriu portas na Suécia em 2015 e que conta exclusivamente com lojas com produtos em segunda mão, reciclados ou fruto de processos de upcycling. Localizado em Eskilstuna, o ReTuna apresenta-se como o primeiro centro comercial especializado no mercado de segunda mão a nível global, onde coexistem pequenos projectos locais lado a lado com gigantes como a IKEA.
No total, o ReTuna soma mais de uma dezena de lojas, espalhadas por cinco mil metros quadrados, numa lógica de marketplace. Os visitantes podem deixar produtos que já não querem em contentores, que são depois analisados pela equipa do ReTuna e distribuídos pelas lojas para que possam ser reciclados ou simplesmente vendidos de novo, ganhando uma segunda vida.
São também organizados workshops, eventos, dias temáticos e palestras, uma vez que o ReTuna ambiciona ter um papel educativo na sociedade, contribuindo para uma economia mais verde. Neste sentido, existe, ainda, um restaurante orgânico com propostas gastronómicas sem químicos ou alimentos geneticamente modificados.