Já conhece o Fairphone? É o smartphone mais sustentável do Mundo

Chega, hoje, ao mercado português o smartphone mais sustentável do Mundo. Pelo menos, é desta forma que o Fairphone se apresenta: desenvolvido pela empresa holandesa homónima, é um telemóvel 4G modudar que assenta em materiais reciclados e justos, com menos impactos ambiental e uma durabilidade superior.

É o caso do plástico reciclado, mas também do cobre e de outros minerais que são extraídos de zonas livres de conflitos. Também o ouro utilizado chega via comércio legal.

Disponível em exclusivo nas lojas Nos, o Fairphone promete ir além dos materiais e apostar também numa produção sustentável. É composto por seis componentes principais, que podem ser reparados ou substituídos. Desta maneira, se se registar alguma avaria, os consumidores são incentivados a optar pela reparação em vez de adquirirem um equipamento novo.

Leon Boshuizen, director Comercial da Fairphone, considera que a parceria com a Nos é uma «óptima oportunidade para atingir um público mais amplo». Diz que o smartphone que desenvolveram preocupa-se com as pessoas e com o planeta e que é essa filosofia que querem divulgar em Portugal.

O modelo que chega agora ao mercado nacional, o Fairphone 3, pode ser adquirido por 449,99 euros. Está disponível apenas em preto translúcido e não traz carregador, cabo de alimentação ou headphones. A ideia é que os clientes possam continuar a usar os equipamentos deste tipo que já tenham em casa.

Por outro lado, o smartphone é vendido na companhia de uma protecção de ecrã e mini-chave de fendas para facilitar a reparação, substituição ou upgrade de componentes. O Fairphone 3 integra o sistema operativo Android 9, tem um processador Qualcomm Snapdragon 632 e um ecrã de 5.7 polegadas Full HD (18:9) Gorilla Glass 5.

Outras especificidades incluem 4GB de RAM, 64 GB ROM e ainda microSD com capacidade de memória até 400 GB, câmara traseira de 12 MP e uma câmara frontal de 8 MP.

«A sustentabilidade é uma dimensão estratégica para a Nos e isso reflecte-se cada vez mais nos serviços e produtos que disponibilizamos, bem como nos parceiros com os quais trabalhamos», comenta Daniel Beato, director de Marketing Particulares da Nos. Segundo o responsável, a parceria com a Fairphone traduz o compromisso da empresa no sentido de disponibilizar uma oferta diferenciada aos clientes, que envolve também opções mais concientes.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...