Já conhece as novas regras do TikTok? App vai poder recolher dados biométricos
O TikTok tem novas regras de privacidade e há uma novidade que se destaca perante as restantes: segundo o Business Insider, a rede social chinesa vai poder recolher os dados biométricos dos seus utilizadores, incluindo mapas faciais e vocais. Quer isto dizer que a app poderá guardar o rosto e a voz de quem publica vídeos, sendo que não revela quais os fins previstos.
A mesma publicação indica que as novas regras de privacidade foram anunciadas esta semana aos utilizadores norte-americanos, com o TikTok a garantir que irá pedir consentimento para a recolha dos dados biométricos sempre que for necessário. Mas qual é a definição de necessário?
“Poderemos recolher identificadores biométricos e informação biométrica tal como é definido pelas leis dos EUA, incluindo impressões faciais e vocais, a partir do teu Conteúdo de Utilizador. Onde for obrigatório por lei, iremos pedir-te as autorizações necessárias antes de qualquer recolha”, indica o TikTok.
Isto significa que apenas nos estados norte-americanos onde existem leis explícitas sobre a recolha de dados deste tipo é que o TikTok terá de pedir o consentimento prévio aos utilizadores. Caso contrário, ao aceitarem os novos termos e condições, os utilizadores estão também a aceitar a recolha.