Já conhece a regra dos cinco minutos para evitar ciberataques no smartphone?

Os ciberataques são um problema a que todos os utilizadores estão expostos, porque mesmo que não seja multimilionário ou tenha informações supersensíveis, todos são potenciais alvos do cibercrime. Normalmente, o dispositivo em que os criminosos estão mais interessados é o smartphone, pois é normalmente onde se detém mais informações, nomeadamente os dados bancários.

Ao mesmo tempo, o smartphone é o dispositivo com o qual os utilizadores tendem a ter menos cuidado quando abrem links, ligações ou descarregam ficheiros.

Há muitas formas de proteger o telemóvel, como ter um antivírus ou seguir regras básicas de cibe segurança, mas, de acordo com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, há uma técnica muito eficaz e simples para se proteger de um ciberataque.

Foi durante a sua tomada de posse como novo coordenador nacional de cibe segurança, no ano passado, que o primeiro-ministro aconselhou todos os cidadãos australianos a «desligarem o telemóvel durante cinco minutos todos os dias».

Este truque é simples e eficaz, pois está provado que, tal como acontece com os computadores, se o smartphone estiver desligado é impossível aceder-lhe ou copiar os dados nele armazenados.

Mas não é só o primeiro-ministro da Austrália que afirma a eficácia deste método de protecção. Há alguns anos, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) recomendava reiniciar regularmente o telemóvel pelo mesmo motivo.

A recomendação era mais no sentido de reiniciar semanalmente, mas com centenas de ciberataques a ocorrerem todos os dias, o dispositivo estará mais seguro se o fizer todas as noites.

Esta é uma prática muito simples de fazer, gratuita e muito eficaz, uma vez que desligar ou reiniciar o telemóvel torna as coisas muito mais difíceis para os cibe criminosos.

É verdade que parece que vivemos com medo de que os nossos telemóveis se desliguem, e desligá-los ou ficar sem bateria (a menos que haja um problema) é algo que não acontece com muita frequência.

Mas como se trata de uma medida de protecção útil, recomenda-se que desligue o telemóvel todas as noites durante pelo menos, cinco minutos. Durante o dia, feche as aplicações em segundo plano, o que também ajudará à segurança do seu dispositivo.

Artigos relacionados