Já conhece a Luce? É a peregrina adotada pelo Vaticano e o Papa Francisco

Não é o Papa de casaco de penas, mas está muito perto. O Vaticano está a iluminar o mundo da cultura pop com um novo rosto. Chama-se Luce e é a nova mascote de anime. Concebida para se relacionar com o público mais jovem e promover o Ano Santo de 2025, Luce encarna o tema do Jubileu dos Peregrinos da Esperança.

Com o cabelo azul e uma gabardina amarela brilhante, Luce simboliza o facto de se navegar com fé pelas tempestades da vida. O arcebispo Rino Fisichella, que apresentou a Luce a 28 de outubro de 2024, sublinhou que a Igreja quer chegar aos jovens, abraçando a cultura que lhes toca.

Criada por Simone Legno, cofundadora da marca de cultura pop tokidoki, Luce está vestida como uma peregrina, equipada com botas manchadas de lama, um cajado e um brilho em forma de vieira nos olhos: um símbolo da esperança no coração.

A gabardina amarela inspira-se nas cores da bandeira do Vaticano, e a sua viagem como peregrina tem como objetivo recordar às pessoas o longo e muitas vezes difícil caminho da fé. Legno espera que Luce capte emoções que ressoem na geração mais jovem.

Luce não está sozinha na sua missão. Tem um cão de estimação chamado Santino e será acompanhada pelos amigos Fe, Xin e Sky nos eventos internacionais.

A mascote vai estrear-se oficialmente na Lucca Comics and games em Itália, uma das maiores convenções de cultura pop do país, antes de ir para a Expo 2025 em Osaka, no Japão.

Através destas aparições, o Vaticano espera que Luce represente a mensagem de unidade e de renovação espiritual da Igreja.

Esta mistura de tradição com elementos modernos tem por objetivo tornar a espiritualidade mais compreensível e acessível, realçando simultaneamente valores fundamentais como a esperança e o perdão.

O Ano Santo de 2025, que decorrerá de dezembro de 2024 a janeiro de 2026, será um tempo de reflexão e o papel de Luce é iluminar essa viagem para os jovens peregrinos de todo o mundo.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Giubileo 2025 (@iubilaeum25)

Artigos relacionados