Zara lança perfume inspirado na teoria da congelação

Longe vão dos dias em que  se exibiam os frascos de perfume nas prateleiras dos armários da casa de banho ou em cima dos camiseiros e cómodas do quarto de dormir. Atualmente, a qualidade está em primeiro lugar e não interessa onde é que se guarda o frasco de perfume, desde que mantenha, por muito tempo, as características originais. Por isso, é que, cada vez mais, os congeladores dos frigoríficos deixaram de ser apenas para acomodar carne, peixe, legumes, sobras de comida, etc. Nos dias que correm, há quem reserve uma prateleira de congelação para outros produtos que não são alimentares. É o caso dos perfumes.

Uma perfumaria na Nigéria, a “Abuja”, descobriu que a melhor forma de  “rentabilizar” a fragrância que tem armazenada num frasco é guardá-la num local fresco e escuro, como um congelador. O estabelecimento africano apresenta cinco razões que validam a teoria e que prolongam o tempo de “vida” dos perfumes.

  • Prazo de validade alargado – as altas temperaturas bem como as humidades e a luz solar são fatores que podem contribuir para que os perfumem percam rapidamente a sua essência. Guardá-los no congelador preserva a fragrância.
  • Mantém a frescura– A refrigeração impede que os compostos exclusivos das fragrâncias de cada perfume se evaporem rapidamente.
  • Efeito calmante – Quando se aplica um perfume que está fresco o efeito calmante é (quase) imediato. Especialmente, no verão.
  • Preservação da integridade do aroma – As temperaturas baixas conservam o aroma original.
  • Estabilidade – o gelo permite manter os componentes do perfume estáveis, impedindo que a fragrância sofre alterações e mantendo a sua consistência.

Ainda assim, há que  “refrescar” os perfumes com algum peso e medida. É importante que o frasco não fique demasiado tempo no congelador, bem como deve evitar abrir e fechar a porta do frigorífico demasiadas vezes para que a temperatura no interior do eletrodoméstico não oscile.

De acordo com uma reportagem do The New York Times, o Museu do perfume Osmotheque, em Versailles, em França, armazena os perfumes nas temperaturas entre 5º C até 12º C. Esta será a temperatura correta. Segundo o mesmo jornal, os aromas mais cítricos precisam de uma temperatura mais baixa próxima de 5º C, enquanto os outros entre 10-12º C.

 

Secret Infusion o perfume da Zara inspirado na congelação
Secret Infusion o perfume da Zara inspirado na congelação

Inspirada por esta teoria, a Zara lançou a fragrância “Secret Infusion” que combina em si todas as razões que validam a teoria da perfumaria nigeriana.