Izakaya: irmão do Kappo abre em Cascais para aproximar os clientes da cozinha
Izakaya é o nome do “irmão rebelde” do restaurante Kappo, que já abriu portas em Cascais. A nova aposta pretende trazer a comida japonesa para a mesa (ou para o balcão) num formato de maior interacção e descontracção.
Inspirado nas tascas japonesas, o Izakaya quer promover a comunicação entre os clientes e a equipa de cozinha, a cargo do chef Tiago Penão, que acumula agora a direcção deste espaço a par do restaurante Kappo. O novo restaurante promete oferecer um ambiente descontraído, urbano e sofisticado, que convida a ficar, não apenas para almoçar ou jantar, mas também para beber e conviver, sem horas marcadas.
Na cozinha, Tiago Penão, Isaac Jorge e Jethzay dos Santos fundem gastronomia e cultura, inspirados em rituais japoneses. Destacando os produtos locais e sazonais, recriam pratos icónicos dos izakayas japoneses (as tascas típicas do país).
Uma vez sentados no interior do espaço, os clientes podem optar pelo menu omakase (que significa, em japonês, “ficar nas mãos do chef”) a partir de 65 euros (sem wine-pairing) ou pedir à carta. Neste último caso, as sugestões passam por unaju (enguia de água doce), yakitoris (espetadas de várias partes do frango), yaki ika (lula grelhada) e kakigori (sobremesa feita com gelo raspado finalizada com xarope), por exemplo.
«O Izakaya vem consolidar o meu sonho de criar um restaurante japonês com um balcão que permite um contacto próximo entre equipa e cliente, e onde se encontra uma cozinha e produto de excelência com que me identifico. Aqui mostramos que a cozinha e tradições japonesas vão muito além do sushi. O Izakaya, tal como o Kappo, são dois projectos à minha imagem e da minha equipa, onde a excelência da gastronomia impera, em simbiose com uma oferta gastronómica diferenciadora e imperdível», afirma, em comunicado, Tiago Penão.