IWWIWWIWI

Ricardo Florêncio

Director Editorial Marketeer

Editorial publicado na edição de Junho de 2015 da revista Marketeer

Já é uma perfeita banalidade ouvir-se e comentar-se que, hoje em dia, os consumidores, os clientes, são cada vez mais exigentes, mais conhecedores de tudo, com acesso a todo o tipo de informações e detalhes, que têm grande, e crescente, capacidade de decisão e influência, junto das empresas, das marcas. Também não deixa de ser curioso que algumas empresas, embora assumam este comportamento e atitude, do mercado e dos seus clientes, continuam a actuar como se assim não fosse…

Mas há tendências, e mesmo dados novos que interessa analisar. O mercado está claramente a tender para os IWWIWWIWI! Surpreso? É fácil: I Want What I Want When I Want It!

E esta é uma nova realidade com que as empresas e marcas têm de se defrontar. Já não bastava os paradigmáticos paradoxos do individualismo vs. os grupos/tribos, a questão da variável tempo/acesso/conforto, entre outros, para agora terem de lidar com um crescente mercado que exige aquilo que quer no momento, que quer da forma como quer e onde quer. E se hoje, ainda é um número pequeno, é, inequivocamente, uma tendência. Na globalidade, o que isto vai obrigar as empresas e marcas a fazer ainda será uma incógnita. Mas também é verdade que há um vasto conjunto de empresas que já está a trabalhar e virar-se para esta nova geração de clientes.

Artigos relacionados