IVA 0% leva a reclamações dos portugueses. Aumento dos preços é a principal queixa
O IVA 0% no cabaz de bens essenciais entrou em vigor há cerca de um mês, mas a medida parece estar a gerar indignação e confusão entre os portugueses.
No Portal da Queixa, entre os dias 18 de abril e 15 de Maio, foram registadas mais de duas centenas de reclamações relacionadas com o aumento dos preços e com a implementação da medida do IVA zero, verificando-se um crescimento de 107% no número de queixas, quando comparado com o mesmo período homólogo, onde as denúncias sobre a prática de preços geraram apenas 95 queixas.
De acordo com a análise do Portal da Queixa, as centenas de ocorrências registadas na plataforma referentes ao aumento dos preços e do custo de vida reportam como principais motivos de reclamação: as alegadas irregularidades das lojas face ao preço praticado sem IVA e a não percepção dos consumidores relativamente à diferença de valor do produto com IVA zero.
As duas categorias com maior número de reclamações foram as Pastelarias e Cafetarias e os Hipermercados. Já os produtos mais mencionados nas queixas como não tendo variação no seu preço final foram o pão e a carne.
Os produtos abrangidos pelo IVA zero incluem legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado, assim como arroz e massas, queijos, leite e iogurtes e frutas como maçãs, pêras, laranjas, bananas e melão, três tipos de leguminosas, e bebidas e iogurtes de base vegetal.