iServices: Os acessórios tecnológicos mais trendy

Se entrar numa loja da iServices, provavelmente a primeira coisa em que vai reparar é nas paredes cobertas de acessórios coloridos que permitem personalizar os seus equipamentos, ou nas mesas cheias de gadgets inovadores para desfrutar da tecnologia ao máximo. Há cinco anos que a marca especializada em reparação de equipamentos multimarca tem vindo a desenvolver a sua linha própria de acessórios e gadgets, que hoje conta com mais de 1100 referências de produto.

A colecção de acessórios da iServices caracteriza-se por um design minimalista em cores neutras, que satisfazem todos os gostos. Cabos e adaptadores de carregamento, carregadores sem fios, baterias externas, auriculares sem fios, colunas Bluetooth, bem como capas de protecção para telemóvel, são apenas alguns dos artigos que integram esta gama. Mas também gadgets de qualidade superior a preços acessíveis, tais como relógios inteligentes – disponíveis nos modelos desportivo e clássico –, garrafas térmicas, capacetes inteligentes, entre muitos outros.

Actualmente, o artigo best-seller são os auriculares sem fios de última geração, que apresentam um design minimalista e são mais leves e 33% mais pequenos em relação ao modelo anterior. Equipados com sensores para um controlo fácil de música e chamadas, permitem ao utilizador ouvir as suas canções preferidas ou assistir a filmes e séries com uma experiência imersiva, através do sistema de giroscópios e acelerómetros.

Esta colecção está em constante evolução em função das inovações tecnológicas que surgem todos os dias, mas o seu fabrico e desenvolvimento está em linha com o compromisso da iServices para com a sustentabilidade ambiental e a minimização do lixo electrónico – ou não fosse o core business da marca a reparação de telemóveis, tablets e computadores, segmento que lidera. «Na iServices, estamos muito empenhados em tornar o nosso sector mais circular e garantir que todos os electrónicos de consumo possuem uma segunda vida», sublinha Vânia Guerreiro, directora de Marketing e Comunicação da iServices.

De acordo com a responsável, a aposta contínua numa linha própria de acessórios e gadgets tem alavancado o crescimento da iServices noutros verticais de mercado, além do seu core business. «Sentimos que havia uma busca intensiva por marcas de tecnologia emergentes a nível mundial e que ainda não estavam presentes no mercado nacional. Assim, nos primeiros anos, trazíamos para as nossas lojas os produtos e artigos dessas marcas que íamos conhecendo nas feiras internacionais. Porém, rapidamente nos apercebemos que teríamos de desenvolver uma marca própria da iServices, com os pressupostos de garantia, sustentabilidade e qualidade premium que ambicionamos assegurar.»

Até ao momento, esta é uma aposta ganha, ou não representasse a marca própria da iServices cerca de 15% da facturação total da empresa. Além disso, esta área de negócio tem estado numa linha ascendente de vendas, tendo registado um crescimento de 70% em 2021. Para este ano, as expectativas apontam para um novo aumento, na ordem dos 80%.

CRESCIMENTO OMNICANAL

O lançamento da linha própria de acessórios e gadgets, há cinco anos, faz parte de um plano mais alargado de expansão da iServices. Actualmente com mais de 40 lojas físicas em território nacional, a marca deu recentemente início ao seu plano de internacionalização, com a abertura da sua primeira loja além-fronteiras, em Tenerife, nas Canárias.

A inauguração desta loja segue a mesma lógica que já tinha sido aplicada na abertura dos espaços iServices noutros destinos insulares, nomeadamente nos Açores e na Madeira. «Os insulares estão habituados a ter de esperar muitos dias – por vezes semanas – para solucionar problemas do dia-a-dia, uma vez que estão sempre sujeitos aos transportes aéreos e marítimos para a chegada de peças ou acessórios e gadgets. A iServices chegou às regiões autónomas com a certeza de que iria mudar esse paradigma, pois estruturámos, logo à partida, um aprovisionamento logístico que nos permite dar a resposta na hora à maioria das necessidades inerentes aos smartphones, tablets e computadores », explica Vânia Guerreiro. «A região das Canárias, e em particular a ilha de Tenerife, possui as mesmas características das economias insulares, ou seja, representa uma oportunidade enorme para empresas com uma logística bastante organizada e com muita disponibilidade de stock. Uma marca como a nossa permite introduzir um conceito totalmente disruptivo na ilha – o de reparação na hora – e este é, seguramente, um factor de atracção para os habitantes da região» acrescenta.

A par do crescimento da rede, a iServices está focada em continuar a garantir sempre a melhor experiência nas suas lojas, proporcionando aos clientes uma jornada de compra confiável e uma experiência memorável, assegurando um nível de serviço de excelência. «As nossas lojas são espaços harmoniosos, equilibrados e luminosos, com uma organização sofisticada da exposição e procuramos sempre oferecer um sortido, no segmento tecnológico, adaptado às principais novidades e inovações que vão surgindo», frisa a responsável.

Além das lojas físicas, a iServices exporta desde meados de 2020 os seus acessórios e gadgets de marca própria, mas também equipamentos recondicionados através do canal online – seja pela via da sua plataforma própria de e-Commerce ou dos vários marketplaces onde está presente –, que tem sido também crucial para o crescimento da marca. Espanha, França, Itália e Alemanha são alguns dos principais mercados europeus da iServices, onde é já «um player de referência», mas «o objectivo é chegar ainda mais longe, com base em preços competitivos e numa oferta cada vez mais diversificada», salienta Vânia Guerreiro.

CONSUMIDORES INFORMADOS

Em termos de posicionamento, a gama própria de acessórios e gadgets da iServices destina-se ao mesmo target que procura as lojas da marca, seja para reparações multimarca ou para adquirir equipamentos recondicionados. «O nosso cliente-tipo é exigente, informado e procura, acima de tudo, qualidade», além de ser «ambientalmente consciente», descreve Vânia Guerreiro.

Sabendo que o mercado dos acessórios e gadgets é «muito competitivo», a iServices tem vindo a desenvolver uma estratégia de comunicação omnicanal, que passa tanto pelas plataformas digitais como pelos pontos de venda físicos. Em termos de conteúdo, a estratégia assenta nos pontos fortes da iServices nas suas três áreas de negócio principais: a reparação multimarca de smartphones, tablets e computadores; a comercialização de equipamentos Apple recondicionados; e a comercialização de acessórios e gadgets de marca própria.

«Em primeiro lugar, falamos directamente para quem precisa dos nossos serviços de reparação. Utilizamos diversos canais, quer online, quer offline, e privilegiamos bastante um mix 360° que nos possibilita estar visíveis e ir ao encontro de todas as pessoas que possuem danos nos seus equipamentos e que, por essa razão, vão ficar satisfeitas por nos encontrar e conhecer. Outra vertente importante da nossa estratégia passa pela experiência que proporcionamos nas nossas lojas, pois é aí que temos a oportunidade de fidelizar os clientes, e contribuir positivamente para a reputação e credibilidade da nossa marca», refere a directora de Marketing e Comunicação da iServices. «O indicador de que a nossa estratégia de marketing está a ter resultados eficazes é confirmarmos que, em diferentes canais, a nossa organização se encontra numa posição de destaque no mercado e com elevados ratings», acrescenta.

Quanto a objectivos para a marca de acessórios e gadgets estão alinhados com os da própria empresa, que passam pela expansão da rede de lojas e pelo crescimento do negócio online. «Estamos empenhados em continuar a oferecer soluções focadas no conhecimento e na proximidade com os clientes, prestando um serviço de excelência», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas Próprias”, publicado na edição de Setembro (n.º 314) da Marketeer.

Artigos relacionados