iServices: A marca do passado, presente e futuro

Num evento de celebração de uma década de história, a iServices realizou um cocktail no Palácio de Seteais, em Sintra, onde surpreendeu todos os convidados com o lançamento de novos produtos da sua marca própria (iS). Com o intuito de honrar o passado e apontar o caminho para o futuro, a empresa apresentou novidades exclusivas em 2023, mas já a pensar no próximo ano.

De forma a adaptar-se às exigências dos consumidores, a empresa procurou evoluir para uma nova linguagem gráfica, reflectindo um carácter ousado e transformador. Para celebrar uma década de existência, abriu o caminho para o mercado da mobilidade eléctrica e energia verde no sector tecnológico, apresentando novos produtos da iS. Além disso, foi criada uma nova logomarca, com linhas definidas e a inclusão da cor verde, demonstrando, desta forma, o compromisso com a economia circular e a sustentabilidade da empresa.

REVOLUCIONAR O MERCADO

Com mais de 12 anos de existência, a iServices tem já um total de 1270 artigos de marca própria disponíveis, desde power banks a colunas de som, auriculares, mochilas ou carteiras. O objectivo de revolucionar o mercado no segmento tecnológico das marcas próprias começou pela vontade da empresa em oferecer aos seus clientes algo exclusivo. Actualmente, este segmento de produtos próprios já representa uma facturação anual de seis milhões de euros para a iServices.

A empresa portuguesa procurou estabelecer parcerias com marcas conceituadas, para dar os passos decisivos numa oferta variada e inovadora ao nível de gadgets e acessórios tecnológicos. Desta forma, as lojas da iServices foram conquistando mais cor com a oferta de capas, bumpers, power banks, cabos e carregadores. Mais do que equipar smartphones, a iServices pretende «criar um espaço e alimentar o sonho de revolucionar o sector tecnológico em Portugal». A sua marca própria (iS) está assente em princípios como a criatividade, a personalização e a adaptação aos gostos de todos os consumidores. O lançamento de mais produtos de marca própria pode ser um passo determinante para a iServices, que pretende começar uma nova era e reforçar a sua presença no mercado.

No leque dos produtos da iS, surgem os cabos de carregamento de veículos eléctricos e as wallboxes, compatíveis com vários modelos e marcas de automóveis. De acordo com a empresa, o futuro é promissor e deverá ser acompanhado com as tendências de mercado, respondendo às necessidades de um público cada vez mais exigente e sofisticado. Com a evolução da identidade da iS, os consumidores conseguiram estabelecer uma maior ligação com os artigos tecnológicos, tendo sido renovada a linguagem gráfica e atribuído um novo carácter ousado e transformador.

O portefólio da iS cresceu e agora pode contar com as películas de vidro super-resistentes, consideradas «um dos best sellers da empresa». A par disto, a marca própria da iServices apresenta novas formas de carregar os dispositivos electrónicos, como a dock de carregamento, que conta com duas portas USB, um despertador e um rádio integrado.

À medida que os anos passaram, a gama de produtos de marca própria iS cresceu a um ritmo extraordinário, tendo aparecido as novas capas em silicone líquido, com reforço em PVC e microfibra em 2017. Com três camadas, estas capas prometeram tornar os smartphones mais seguros. O objectivo da iServices de diferenciar-se das restantes num mercado cada vez mais competitivo mantém-se, bem como o de criar uma relação de confiança com os clientes.

Em 2018, a oferta de marca própria expandiu-se a produtos de carregamento como cabos, adaptadores, power banks e carregadores sem fio. Esta aposta foi tão importante que permitiu à empresa promover-se em inúmeros eventos como o NOS Alive, a Web Summit e a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Além disso, a iServices incluiu na sua oferta os equipamentos de som. Deste modo, foram desenvolvidos os primeiros auriculares wireless, com um design que a marca considera envolvente e de uma qualidade inestimável. A iS possui ainda uma vasta oferta de auscultadores, colunas e auriculares.

Em 2020 a iServices anunciou também uma categoria de Higiene e Limpeza que permitiu aos consumidores terem uma forma de manter os seus dispositivos desinfectados através de caixas de esterilização UV. A par disto, foi lançada a primeira garrafa inteligente, a Moikit Seed, que controla os níveis de hidratação corporal diários e mantém a água à temperatura que o consumidor preferir, tanto quente como gelada.

Em 2021, deu-se a inovação da secção dos gadgets e foi lançada, pela primeira vez, na história da iS, o primeiro smartwatch de marca própria. Paralelamente, a personalização dos acessórios e produtos foi renovada e inovada, com a empresa a tentar ir ao encontro das exigências dos consumidores, tal como foi o caso das malas e mochilas inteligentes.

Em 2022, seguiram-se mais dois novos smartwatches para estilos mais clássicos ou mais desportistas. Adicionalmente, a empresa também apresentou aos consumidores uma variedade enorme de braceletes para o Apple Watch, com novas cores e materiais diversificados.

RECONDICIONADOS E REPARAÇÕES

O mercado dos aparelhos recondicionados é aquele que mais cresce, prevendo-se que, até 2028, o aumento seja na casa dos dois dígitos. Neste momento, a iServices atingiu mais de seis mil vendas de smartphones recondicionados e 35 mil reparações por mês. Segundo a empresa, as recentes regras de garantia de três anos colocaram os smartphones recondicionados no mesmo patamar de um novo e o cliente pode poupar entre 30 a 50% desse valor com um aparelho recondicionado.

Além disso, cada vez que a iServices faz uma venda ou reparação, é enviado um questionário para o cliente saber o seu grau de satisfação do serviço. A empresa conta com 260 funcionários efectivos, sem contratos a prazo ou estágio, onde a rotação é inferior a 1% ao ano. Em muitos casos, os clientes já conhecem os colaboradores e vice-versa.

Sobre o crescimento do mercado de produtos recondicionados, a empresa sugere que as grandes marcas compram, cada vez mais, equipamentos usados aos seus clientes no sistema de trade in, para que as vendas não fiquem estagnadas. Ainda assim, assegura que os telemóveis recondicionados não são vendidos nas lojas próprias das grandes marcas, porque são enviados posteriormente para empresas como a iServices.

Já no contexto das reparações, a empresa aconselha os clientes a repararem os equipamentos junto de especialistas. Além disso, alerta que cerca de 50% das tentativas de reparação doméstica agravam o estado dos aparelhos. Importa também referir que, além das reparações, a segunda fonte de negócio da empresa é a venda de smartphones recondicionados, sobretudo no que respeita aos modelos da iPhone, Samsung, Apple Watches e iPads. Por mês, a iServices vende cerca de 6000 unidades, sendo que 90% correspondem a smartphones.

DE PORTUGAL PARA O MUNDO

A iServices já conta com cerca de 50 lojas no País e começou a sua expansão internacional em Maio de 2022, com a inauguração da sucursal em Tenerife. Agora, planeia inaugurar quatro lojas em Bruxelas e duas em Paris nos próximos meses.

A empresa pretende manter o conceito praticado em Portugal e, por isso, foram escolhidas zonas de grande afluência de público nas capitais de França e Bélgica, junto ao metro, comboios e até perto do Parlamento Europeu, em Bruxelas. Ainda sobre esta estratégia, a iServices informa que a parte mais complexa foi a selecção e a formação das equipas locais que estiveram em Portugal.

Actualmente, a iServices exporta para qualquer país através do seu website, da Amazon e de outras plataformas. A expansão da empresa e da marca própria (iS) vai ser feita de forma gradual, em função da velocidade permitida em cada país. Existe a ambição de chegar a mais países na Europa através das suas lojas, como o Benelux, Itália ou Reino Unido, assim como expandir-se em Espanha. Até 2025 a iServices quer chegar ao Médio Oriente e à Ásia.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas Próprias”, publicado na edição de Setembro (n.º 326) da Marketeer.

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