ISEG: Aprender para crescer

O crescimento exponencial do comércio electrónico deixou clara a necessidade de uma melhor compreensão do negócio de comércio online de forma holística. Quem o diz é Catarina Paiva, directora do ISEG Executive Education, adiantando que, neste panorama, «as implicações vão além do marketing e da tecnologia, requerem ajustes da logística, modelos de negócio e mesmo finanças». É neste sentido que surge o programa eCommerce Management, coordenado pelas professoras Carolina Afonso (professora do ISEG e directora de Marketing e Digital do Gato Preto) e Sandra Alvarez (managing director na PHD Media). Trata-se de uma «resposta directa a um desafio dos profissionais e empresas» e que acabou por ser acelerado com a chegada da pandemia de Covid-19, em 2020.

O programa eCommerce Management foi concebido para gestores e empreendedores que pretendem adquirir uma visão 360º e estratégica dos negócios que implicam vendas online. Para isso, o ISEG Executive Education seleccionou um corpo docente que, de acordo com Catarina Paiva, junta as valências do ISEG e profissionais com valiosa experiência e que asseguram, por isso, que os participantes concluirão a formação com novas competências, ferramentas e boas práticas na bagagem.

Além das duas coordenadoras, este programa conta ainda com os seguintes profissionais no corpo docente: Alexandre Nilo, presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital em Portugal; André Marquet, fundador e CEO da Productized; Márcio Miranda, e-Commerce manager na Delta; Inês Condeço, directora de Marketing e Comunicação na FNAC; Tiago Branco, Data & Technology director no Omnicom Media Group; Alberto Pimenta, director de e-Commerce nos CTT; Gaspar d’Orey, CEO na Dott; e Pedro Santos, director de e-Commerce na Sonae MC.

Além da preocupação com o corpo docente, o ISEG Executive Education mostra também um especial cuidado com a estrutura. «Realizamos uma análise constante ao mercado, de forma a criar programas que sejam relevantes e transformadores para os participantes. Para alcançar este objectivo, a concepção do programa passa pela definição das áreas estratégicas a serem trabalhadas e pelo desenvolvimento de metodologias eficazes para a aquisição do conhecimento e capacidade de aplicabilidade prática imediata, em contexto empresarial», explica Catarina Paiva. De acordo com a responsável, «o equilíbrio entre a teoria e a prática assume um papel fundamental nessa definição».

O programa de eCommerce Management é exemplo desta estratégia, uma vez que junta docentes com experiências na área e que, por isso, podem transmitir aos participantes casos práticos, desafios do dia-a-dia, a que se juntam frameworks e conhecimentos indispensáveis para o sucesso.

No total, esta formação é composta por 10 módulos programáticos: Transformação Digital e Customer Centric Approach; Panorama do eCommerce em Portugal; Inovação e Modelos de Negócio em eCommerce; Marketing Digital Aplicado a eCommerce; Plataformas de eCommerce; Publicidade Digital para eCommerce; Digital Analytics; Gestão Logística e Operações; CRM e Automação; e Finanças Aplicadas a eCommerce. Todos eles serão cruciais para atingir os quatro objectivos a que o programa se propõe: desenvolver competências de estratégia e gestão em comércio electrónico; obter uma visão integrada da gestão deste tipo de negócios; aplicar conceitos e ferramentas relacionados com este mundo; e conhecer as melhores práticas de gestão, nas diferentes áreas do e-Commerce.

Segundo o ISEG Educative Education, o comércio electrónico tem tido um crescimento exponencial, a nível global, e Portugal não será excepção a esta regra. Embora a tendência ainda não estivesse enraizada nem tivesse sido adoptada de forma vincada em termos de hábitos de consumo, a verdade é que o contexto de crise sanitária e confinamentos levou a que mais consumidores procurassem alternativas ao comércio tradicional e físico.

Por esse motivo, mais do que nunca, marcas dos diferentes sectores do retalho precisam de preparar os seus profissionais, para que saibam dar resposta aos desafios que vão surgindo nesta nova realidade. Não basta criar um site ou uma loja online, é preciso compreender as mudanças dos consumidores e saber como escalar os negócios.


FEEDBACK POSITIVO

«Temos CEO, empreendedores e directores de áreas de negócio de grandes empresas, sendo consensual a opinião de um programa bem estruturado, com aulas feitas à medida das suas necessidades e docentes capazes de transmitir conhecimento e promover a capacidade de aplicabilidade prática, através da partilha das suas experiências», adianta a directora. Também os momentos de networking são considerados muito valiosos por parte dos participantes, uma vez que permitem estender a aprendizagem para lá da sala de aula e, além disso, alargar a rede de contactos.

No geral, «o feedback do eCommerce Management é excelente », sublinha Catarina Paiva, acrescentando que esta é uma perspectiva transversal a todos os participantes, independentemente do seu perfil.

Mas quem procura o programa eCommerce Management? Catarina Paiva esclarece que os perfis dos alunos são muito variados mas que, em comum, têm o objectivo de perceber os negócios online de forma integrada. No registo de participantes, até à data, é possível encontrar, tanto presidentes de pequenas e médias empresas – que pretendem alavancar o negócio –, como directores de logística, marketing e finanças – com o objectivo de lançar negócios online. Juntam-se ainda profissionais que já trabalham esta área, nomeadamente técnicos de comunicação, marketing, programação ou business analytics, que procuram expandir a sua visão estratégica.

No geral, todos aqueles que queiram desenvolver negócios online, sejam gestores de topo, responsáveis por departamentos específicos, ou empreendedores, são bem-vindos.


INSCRIÇÕES ABERTAS

A 3.ª edição do programa eCommerce Management irá decorrer entre os dias 6 e 28 de Maio, sendo que as aulas estão marcadas para as sextas-feiras, das 10h às 18h30, e para os sábados, das 9h às 13h. Os conteúdos – num total de 32 horas – são apresentados em português, a partir das instalações do ISEG Executive Education, em Lisboa. Os participantes recebem, no final do programa, um diploma que atesta os conhecimentos adquiridos.

«Esta formação chegou no timing certo. Com um painel de formadores dotados de uma vasta experiência na área, permitiu aliar a teoria à partilha de exemplos práticos e reais, vividos no dia-a-dia», comenta Rita Inácio, International Logistics na Sonae Fashion. Um testemunho partilhado no site do ISEG Executive Education, após participação no programa, indica ainda que «a partilha de ferramentas e de métodos mais eficazes para gerir e desenvolver o marketing digital nas empresas, complementados com data analytics e a importância da logística e transportes no last mile, são alguns dos temas abordados».

Já Manuel Paula, director de Marketing no El Corte Inglés, não tem dúvidas de que as empresas têm de levar a cabo um processo de transformação que pode envolver custos e risco, mas que também representa uma oportunidade. O antigo participante acredita que «o conteúdo deste programa não podia, por isso, ser mais relevante».


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “e-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 309) da Marketeer.

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