ISAG – European Business School: Negócios digitais, uma tendência em crescimento

São indubitavelmente uma parte integrante da economia global, com inúmeros casos de notável sucesso, como a Uber, a Airbnb e a Netflix, que dependem exclusivamente da tecnologia para operar. Estas empresas tiveram um impacto muito expressivo nos seus sectores, provocando a criação de novos modelos de negócios e mudanças estruturais na forma como as pessoas consideram a aquisição de serviços e produtos. A competição no espaço digital é crescente e as empresas têm de continuar a inovar e adaptar a sua forma de actuar para responderem às mutações do mercado.

Os negócios digitais são como veículos de alta velocidade na auto-estrada da inovação, estão constantemente a acelerar, ultrapassam as fronteiras tradicionais e abrem novos caminhos. E, assim como os condutores experientes se têm de adaptar às mudanças nas condições do percurso, os negócios digitais também têm de inovar para enfrentar os desafios emergentes, como a cibersegurança e as constantes alterações regulamentares. Neste sentido, torna-se evidente que a aposta constante em formação adequada e a frequente actualização de conhecimentos terão de ser top of mind dos actores envolvidos. Ignorar este facto será como tentar navegar no meio de uma tempestade sem um mapa ou bússola e não ter as ferramentas necessárias para ajustar a rota e navegar com confiança no meio de todas as adversidades.

Muitos empreendedores estão a optar por iniciar negócios exclusivamente digitais, com baixos custos iniciais e potencial de crescimento elevado. Uma das tendências com alguma popularidade neste contexto é o dropshipping – trata-se de um modelo de negócio em que o empreendedor não necessita de possuir stock físico dos produtos que vende, e quando um cliente efectua uma compra, o produto é enviado directamente pelo fornecedor. A possibilidade de recolha e análise de grandes quantidades de dados destaca-se como uma vantagem única em relação às empresas tradicionais, possibilitando a produção de experiências optimizadas para os utilizadores. Sendo uma verdade de La Palice que os negócios digitais têm evoluído rapidamente ao longo das últimas décadas, tornando-se uma parte essencial da economia global, não será exagero afirmar que serão o futuro inevitável do mercado empresarial. A crescente dependência da tecnologia e a mudança de paradigma na óptica do consumo indiciam que os negócios 100% digitais são a resposta para as necessidades do mundo contemporâneo.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Negócios 100% digitais”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

Artigos relacionados