Isabel Barbosa, Brand Manager da Casal Garcia: “A inovação faz parte do ADN da marca, mas a música também”

Isabel Barbosa é a Brand Manager da Casal Garcia e tem liderado a expansão e a inovação da marca, reforçando a sua ligação emocional com os consumidores através da música e da celebração. Com um percurso marcado pela aposta estratégica em novas categorias e experiências diferenciadoras, a profissional tem sido peça-chave na consolidação da presença da Casal Garcia no Brasil, um dos mercados mais relevantes para a marca.

Agora, a Casal Garcia dá um novo passo ao marcar presença no Lollapalooza Brasil, um dos maiores festivais de música do mundo, que decorre de 28 a 30 de março, e onde irá lançar a nova gama de bebidas aromatizadas à base de vinho: Casal Garcia Fruitzy.

Com esta aposta, a marca nº1 de vinhos portugueses no Brasil reforça a sua ligação ao público jovem e responde às novas tendências de consumo. Esta participação representa uma nova estratégia para a região, alicerçada na proximidade, inovação e na forte ligação entre vinho e música.

Nesta entrevista à Marketeer, Isabel Barbosa explica em primeira mão a estratégia da marca para o mercado brasileiro, o impacto desta ativação no festival e como a presença da Casal Garcia em eventos de grande dimensão tem sido um pilar essencial na consolidação do seu posicionamento, tanto a nível nacional como internacional.

O que motivou a escolha do Lollapalooza Brasil como palco para o lançamento do Casal Garcia Fruitzy?

A escolha do Lollapalooza Brasil 25, como palco para apresentar o Casal Garcia Fruitzy, foi uma decisão estratégica, alinhada com a nossa visão para reforçar a aproximação ao consumidor brasileiro. A música tem sido o território por excelência de ligação emocional para a marca, e estar presente num dos maiores festivais do mundo permite-nos reforçar esse vínculo. Além disso, o festival representa uma oportunidade privilegiada para ampliar a visibilidade e impulsionar a experimentação do Casal Garcia Fruitzy, num ambiente de celebração e partilha que combina na perfeição com esta bebida. Acreditamos que estas experiências criam memórias marcantes e contribuem para a construção de uma relação emocional duradoura com os nossos consumidores.

De que forma o Casal Garcia Fruitzy se distingue de outras bebidas aromatizadas à base de vinho disponíveis no mercado brasileiro?

Casal Garcia Fruitzy é uma bebida aromatizada à base de vinho com baixo teor alcoólico e aromas naturais de fruta. Casal Garcia Fruitzy diferencia-se pela combinação de uma base de vinho de alta qualidade com aromas naturais de fruta, resultado do know-how dos nossos enólogos, acumulado ao longo de mais de 85 anos de história. Esta expertise traduziu-se, recentemente, num reconhecimento internacional com uma medalha de prata (91 pontos), no concurso Alternative Drinks da IWSC 2024, atribuída ao Casal Garcia Fruitzy Maracujá. Além disso, a gama aposta num perfil natural, equilibrado e autêntico, ideal em momentos de consumo mais descontraídos, aliado a um packaging moderno e vibrante que reflete o posicionamento da marca.

 Quais são as principais expectativas relativamente à receção do público no festival face à nova gama de produtos?

As expectativas são muito positivas. Desde o lançamento em Portugal, temos recebido partilhas entusiásticas de consumidores brasileiros, através das redes sociais, ansiosos pela chegada da gama Fruitzy ao Brasil. Este entusiasmo dá-nos confiança de que esta bebida responde plenamente às preferências e hábitos de consumo neste mercado. Casal Garcia Fruitzy é uma bebida vocacionada para momentos descontraídos como um brunch ou um fim de tarde entre amigos e o seu perfil frutado adequa-se na perfeição aos consumidores brasileiros. Além disso, a escolha dos sabores (Morango e Maracujá) e o próprio packaging foram cuidadosamente pensados para a realidade do mercado. Por exemplo, o sabor de maracujá foi adaptado para maracujás de casca amarela, mais característicos no país, em vez de casca roxa, como na versão original deste produto. Por todo o histórico da marca no país e a atenção aos detalhes dedicados a este lançamento, acreditamos que será um sucesso.

A marca já tem histórico com festivais de música. De que forma essa estratégia tem impactado o posicionamento da Casal Garcia ao longo dos anos?

A aposta da marca no território da música, materializada na presença em festivais de grande dimensão, permite-nos cultivar uma ligação emocional privilegiada com o nosso público. Mais do que gerar visibilidade e promover a experimentação de novidades, estes eventos são catalisadores de memórias partilhadas com Alegria, das quais Casal Garcia faz, frequentemente, parte. Os festivais representam momentos únicos: concretizam-se sonhos de ver artistas ao vivo, nascem amizades, criam-se histórias inesquecíveis entre amigos – e Casal Garcia, como marca da Alegria, tem o privilégio de fazer parte destas memórias. Recebemos frequentemente feedbacks de consumidores que recordam cantar o nosso jingle enquanto aguardavam pelo concerto no palco principal do NOS Alive. Este património imaterial é um ativo valioso e diferenciador na construção de uma relação autêntica e duradoura com os consumidores.

A ligação entre vinho e música é uma abordagem inovadora. Como é que esta estratégia se alinha com a identidade da marca Casal Garcia?

A inovação faz parte do ADN da marca, mas a música também. A inovação manifesta-se de diversas formas, desde a entrada em novas categorias, como a gama de Sangrias ou a mais recente gama Fruitzy, até ao desenvolvimento de experiências que surpreendem e aproximam a marca dos consumidores, como a criação de uma linha de merchandising, dedicada à Alegria. A ligação à música é um pilar identitário que atravessa a história desta marca. No ano passado, nos preparativos para a celebração dos 85 anos de Casal Garcia, fizemos um levantamento do nosso património de comunicação e encontrámos inúmeras referências à música, desde os anos 40: pinturas, postais, menus de restaurantes e outras relíquias que testemunham esse vínculo. Acreditamos que a música é o território primordial para unir pessoas e criar experiências inesquecíveis e é exatamente aí que vemos o espaço natural para Casal Garcia continuar a crescer e reforçar a sua ligação emocional com os consumidores.

Quais são os próximos passos da marca no Brasil após este lançamento? Há planos para expandir a linha Fruitzy ou explorar outros eventos culturais?

O Brasil é um mercado estratégico para Casal Garcia, onde estamos presentes há mais de 70 anos, sendo atualmente a marca de vinhos portugueses mais vendida no país. O lançamento da gama Fruitzy assinala a entrada da marca numa nova categoria como first-mover, criando uma oportunidade, com elevado potencial, junto dos consumidores brasileiros. Este passo abre portas ao alargamento da nossa oferta e reforço da relevância neste mercado. Queremos consolidar esta presença e avaliar a ampliação da gama com novos sabores, alinhados com as preferências do mercado. Em paralelo, vamos reforçar a nossa ligação a eventos culturais e de entretenimento que espelhem o posicionamento de Casal Garcia como a marca que celebra a Alegria.

Como é que a marca pretende garantir a fidelização dos consumidores brasileiros, especialmente entre o público jovem e festivaleiro?

A construção da fidelização com a marca Casal Garcia assenta em três pilares fundamentais: qualidade, relevância e Alegria. A qualidade dos nossos produtos é inegociável e assegura uma experiência consistente em cada garrafa que colocamos na mesa dos consumidores. A relevância, através da inovação e da expansão para novas categorias, permite-nos entrar em novos momentos de consumo e dar resposta às necessidades dos consumidores. Por fim, Casal Garcia é sinónimo de Alegria, um sentimento universal, um match perfeito entre Casal Garcia e o Brasil.