Ipão.pt quer recuperar tradição do pão fresco à porta de casa
Encomendar online e receber pão fresco à porta de casa é a proposta da Ipão.pt, plataforma que nasce em Vila Nova de Famalicão com a ambição de recuperar uma tradição antiga. Depois de cerca de três meses dedicados ao desenvolvimento da plataforma, o fundador Pedro Marques – com experiência em gestão de projectos web – abre as portas do novo negócio, começando por distribuir pão em 32 freguesias do seu concelho.
A Ipão.pt arrancou em Maio do ano passado e, entretanto, já se estendeu ao Porto, Matosinhos, Leça da Palmeira, Maia, Vila Nova de Gaia, Valongo, Ermesinde e Vila do Conde. As entregas são gratuitas e estão disponíveis entre as 5h e as 9h.
Pedro Marques adianta que o objectivo é aumentar a cobertura nos concelhos onde a Ipão.pt já está presente, de forma a chegar ao máximo possível de freguesias. Em comunicado, o responsável revela ainda que ambicionam chegar a mais cinco grandes cidades, no curto prazo, incluindo Lisboa.
«O que demora mais é encontrar o parceiro ideal», explica Pedro Marques, acrescentando que, «depois disso acontecer e de a informação ser activada na plataforma, começa a vender pão no dia a seguir».
A ideia para a Ipão.pt nasceu depois de Pedro Marques perceber que havia uma área no mercado das plataformas de distribuição online ainda sem resposta. Faltava uma empresa que assegurasse a entrega de pão fresco ao domicílio e, de acordo com o responsável, não houve um único dia em que os parceiros não tivessem pedidos de clientes novos: «Temos uma estratégia de exclusividade que lhes dá segurança para acreditarem no projecto», afirma.
Neste momento, há mais de 200 produtos de padaria e pastelaria disponíveis para entrega, sendo que todos os artigos são assegurados pelos estabelecimentos parceiros. As encomendas têm uma duração de quatro semanas e, no final desse período, é renovada automaticamente, ficando nas mãos do cliente a opção de cancelar ou fazer uma alteração.