IPAM aposta em investigação de marketing e consumo com IPAM Lab

ipamO IPAM – The Marketing School criou uma unidade de investigação especializada na área do marketing e do consumo. Dá pelo nome de IPAM Lab e materializa a aposta da instituição de ensino em relançar os trabalhos de investigação aplicada, iniciada em 1996, com o Instituto para o Desenvolvimento e Investigação em Marketing (IDIM), que permitam “acompanhar as novas tendências do marketing e o perfil dos consumidores, traçando assim um diagnóstico fidedigno da situação actual do mercado empresarial português”. O IPAM Lab não restringe, ainda assim, a sua actuação ao mundo académico. Esta unidade de investigação “abre portas” ao desenvolvimento de projectos de investigação “chave-na-mão” para a comunidade empresarial, contribuindo para o desenvolvimento económico, para a internacionalização e para a diferenciação competitiva.

As novas tendências do marketing (político, infantil, sensorial, geracional ou neuromarketing) são, a par de projectos de responsabilidade social e educação para o consumo, apenas algumas das áreas de atenção do IPAM Lab. A gestão desta unidade estará a cargo dos docentes Pedro Ferreira (IPAM Porto), Joaquim Reis (IPAM Lisboa) e Irina Amaral (IPAM Aveiro), que têm a responsabilidade de aplicar a estratégia do IPAM Lab em cada uma das escolas. A docente e investigadora assume a coordenação geral do IPAM Lab.

Entre os projectos previstos para esta unidade destaca-se a criação do primeiro Observatório de Consumo de cariz académico em Portugal, que pretende ser “uma estrutura habilitada para a realização de estudos de grande dimensão nesta área, à disposição da comunidade científica e empresarial”, informa a instituição em nota enviada às redacções.

Artigos relacionados