Investimento publicitário mundial continuará a recuperar nos próximos três anos

zenith-optimedia_365_81De acordo com um relatório da ZenithOptimedia, agência de meios do Grupo Publicis, a recuperação no investimento publicitário irá manter-se nos próximos três anos, com uma média de crescimento de 4,6% em 2011 e de 5,2%, tanto em 2012 como em 2013. O trabalho reconhece, no entanto, que até os anunciantes se sentirem completamente seguros com a fase de recuperação, o nível de crescimento dos investimentos publicitários a longo prazo permanecerá abaixo dos 6%.
Steve King, CEO mundial da ZenithOptimedia, afirmou em comunicado, citado pela Marketing News, que «os factores chave desta melhoria nas previsões passam pelo contínuo crescimento dos mercados em vias de desenvolvimento, bem como dos meios digitais, e o papel fundamental que assumem no crescimento global».
Mantém-se a discrepância de crescimento entre países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento, provocada por um crescimento mais forte nestes últimos.
Os mercados em desenvolvimento, que se situam fora da Europa Ocidental, América do Norte e Japão, aumentarão a sua participação no mercado publicitário mundial de 31,5% em 2010 para 35,9% em 2013.
Segundo a ZenithOptimedia, a imprensa sofrerá um decréscimo de 2% entre 2010 e 2013, uma vez que os seus leitores tendem a migrar para a internet. Por sua vez, a rádio crescerá 10%, e a publicidade de exterior 18%. A internet continuará a crescer a um ritmo mais acelerado que os meios tradicionais, com 48% entre 2010 e 2013.
No mercado publicitário, a participação da televisão viu-se incrementada de 37,1% em 2005 para 40,7% em 2010, podendo chegar a representar 41,8% em 2013. Estima-se que a internet cresça de 14% este ano para 17,9%, também em 2013. A publicidade na Web diminuiu o seu peso de investimento de 36,2% em 2006 para 33,6% em 2009, representando este ano 33,9% do total investido na internet e 35% em 2013, com o vídeo e as redes sociais a contornar tendências de decréscimo.

Artigos relacionados