Espanha: Investimento publicitário estagna até 2012

no-final1O mercado publicitário espanhol poderá encerrar o ano com um investimento que ronda os 5.830 milhões de euros, um valor semelhante ao registado no final dos anos 90, depois de um decréscimo de 0,3% em comparação com 2010. As previsões são de um painel de executivos de meios de comunicação da Zenith Media, segundo noticia o Cinco Días.

O decréscimo prende-se com o «altíssimo número de desempregados, com dificuldades de consumo, e com um mercado automóvel que se converteu em metade do que era há cinco anos, dados que não ajudam os anunciantes a incrementar os seus investimentos publicitários», refere a Zenith, prevendo que não se verificarão melhorias até Maio de 2012.

Ainda assim, este decréscimo não é homogéneo em todos os meios. A agência de meios espera que o investimento publicitário na televisão generalista aumente em 0,2%. No que toca à publicidade na internet, o investimento publicitário pode crescer em 12,2%, em 2011, e 19,2% quanto aos dispositivos móveis.

Por sua vez, o investimento previsto em Espanha para os restantes meios sofre uma quebra. De 7,2%, no caso da televisão local; de 7,8%, nas publicações diárias; de 10,1% nos diários gratuitos; de 4,9% nas revistas; de 5,5% em suplementos; de 0,3% em rádio e de 1,8% em exterior, por exemplo.

Ainda que não existam dados oficiais no que toca ao investimento em blogues e redes sociais, previsões da Zenith afirmam tratarem-se de opções «em franco crescimento». Desta forma, o investimento em blogues poderá alcançar os 10,9 milhões de euros, um crescimento de 21% sobre os valores previstos para 2010.

Se as redes sociais continuarem a expansão iniciada no ano passado, em 2011 poderão captar o investimento de 26,9 milhões de euros, mais 42% do que o expectável para 2010.

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