Investimento publicitário em Portugal chega quase aos 1,2 mil milhões de euros em Novembro
milO investimento publicitário em Portugal atingiu quase 1,2 mil milhões de euros em Novembro, a preços de tabela. A televisão continua a ser o meio com mais destaque no mercado nacional, ultrapassando os mil milhões de euros de investimento no período em análise, de acordo com dados do serviço MediaMonitor da Marktest.
A internet surge em segundo lugar, com um investimento de aproximadamente 97 milhões de euros, seguindo-se a imprensa com 32,8 milhões de euros. Outdoor (31,5 milhões), rádio (27,2 milhões) e cinema (2,6 milhões) são os meios com as fatias mais reduzidas do orçamento.
Estes dados indicam ainda que, em Novembro, a NOS liderou o investimento publicitário em Portugal, registando cerca de 36,7 milhões de euros no total. Modelo Continente (35,6 milhões), Worten (34 milhões), Pingo Doce (32,4 milhões) e Ediclube – Edição e Promoção do Livro (29 milhões) fecham o top 5.
Relativamente às agências de publicidade, a Fuel lidera a tabela, com cerca de 84 milhões de euros em investimento publicitário. Seguem-se a Havas Worldwide (81,2 milhões), Partners (59 milhões), VMLY&R (52 milhões) e BBDO Portugal (42,7 milhões).
Já no que às agências de meios diz respeito, a Arena liderou o investimento no último mês, registando aproximadamente 162,4 milhões de euros no total. Wavemaker (131,6 milhões), Carat (103 milhões), Initiative (93,2 milhões) e OMD (92,4 milhões) surgem logo depois.