Investimento publicitário em Portugal chega aos mil milhões pela primera vez em 2020

No total, o investimento em publicidade em Portugal atingiu os mil milhões de euros em Julho, tendo sido o mês com o valor mais elevado desde o início de 2020. Televisão é o principal meio, representando cerca de 877 milhões de euros de investimento.

Com um investimento na ordem dos 52,9 milhões, a Altice Portugal assume o título de maior anunciante do passado mês de Julho. Deste total, a maior fatia também teve como destino a televisão (47,9 milhões de euros), seguindo-se investimentos mais pequenos em outdoor (cerca de 2 milhões), internet (1,6 milhões), imprensa (1 milhão) e rádio (238 mil euros). O cinema foi o único meio que ficou de fora do orçamento.

Os números são apontados pela MediaMonitor da Marktest, segundo a qual a Unilever-Fima ocupa o segundo lugar do ranking nacional de Julho, com aproximadamente 43,5 milhões de euros investidos em publicidade. Seguem-se Modelo Continente (32,6 milhões), European Home Shopping (24,7 milhões) e Reckitt Benckiser (21,8 milhões).

Quanto à agência de publicidade com mais investimento registado no último mês, a MediaMonitor aponta para a Partners (70,6 milhões de euros). As posições seguintes cabem à Fuel (58,8 milhões), Havas Worldwide (58,6 milhões), VMLY&R (44,7 milhões) e Wunderman Thompson (36,8 milhões).

A OMD, por seu turno, é a agência de meios líder no mês de Julho, registando 118,6 milhões de euros de investimento. A Wavemaker e a Arena aparecem logo depois, com níveis de investimento a rondar os 118,1 e os 98,8 milhões de euros, respectivamente. O top 5 é completado pela Carat (93 milhões) e pela Initiative (87,2 milhões).

Artigos relacionados