Investimento publicitário em Portugal chega aos 5,5 mil milhões no primeiro semestre

O investimento publicitário em Portugal ascendeu a 5,5 mil milhões de euros (a preços de tabela), na primeira metade deste ano. Dados do serviço MediaMonitor, da Marktest, mostram que Junho foi, até agora, o melhor mês de 2021, tendo registado um investimento na ordem de 1,1 mil milhões de euros.

No acumulado do ano, a televisão continua a ser o meio preferencial dos anunciantes no mercado português: do total investido, 4,6 milhões dizem respeito à pequena caixa mágica. A internet surge em segundo lugar, uma vez que responde por 494 milhões de euros em investimento.

Imprensa (152 milhões de euros), outdoor (133 milhões), rádio (91 milhões) e cinema (4 milhões) são os meios que se seguem no ranking.

Investimento em Junho

Considerando somente o último mês de Junho, a mesma análise mostra que Modelo Continente foi o maior anunciante de Portugal: aproximadamente 45,9 milhões de euros. O investimento contemplou todos os meios analisados, excepto cinema (que só mereceu, aliás, investimento por parte da Vodafone e da NOS).

Unilever (43,3 milhões de euros), L’Oréal Portugal (33 milhões), Vodafone (24,3 milhões) e NOS (20,9 milhões) completam o top 5 dos maiores anunciantes de Junho.

A Fuel, por seu turno, apresenta-se como a agência de publicidade com o maior nível de investimento no último mês, tendo ascendido a 80,9 milhões de euros. A Partners aparece logo depois (51,6 milhões de euros), à frente da Havas Worldwide (48,3 milhões) e da Publicis (39,8 milhões).

Quanto às agências de meios, o serviço MediaMonitor mostra que a Arena tem a coroa graças a um investimento de 135,6 milhões de euros. Em Junho, a Carat também se destacou, conquistando o segundo lugar com 128,9 milhões de euros. A fechar o pódio surge a Initiative, com 100 milhões de euros.

O top 5 das agências de meios com os maiores níveis de investimento publicitário em Junho conta ainda com a Wavemaker (94,5 milhões de euros) e OMD (89,3 milhões).

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