Investimento publicitário deverá crescer 5,3% em 2014

2 investimento para siteNo final deste ano, o investimento publicitário à escala mundial deverá totalizar 523 mil milhões de dólares (cerca de 406 mil milhões de euros), mais 5,3% em relação ao ano anterior, segundo as previsões da ZentithOptimedia.
As estimativas da consultora do Grupo Publicis recuaram, ainda assim, uma décima em relação às anteriores previsões, divulgadas em Junho. De acordo com a ZenithOptimedia, a revisão em baixa deve-se sobretudo “à escalada da tensão entre a Rússia e os países ocidentais, como consequência da crise na Ucrânia”. Na Rússia, o investimento publicitário deverá crescer 1,7%, contra as anteriores previsões de 6,9%, enquanto na Ucrânia deverá recuar 32,5%.
Já para a Zona Euro, a consultora aponta a um crescimento de 0,9%. Segundo a empresa, as fragilidades apresentadas por alguns mercados desta região deverão ser compensadas pelos sinais de recuperação dos países mais afectados pela crise, nomeadamente Portugal, Espanha, Irlanda e Grécia. Nestes quatro países, o investimento publicitário deverá crescer 2,9%, contra as anteriores previsões de 1,1%. Já no mercado francês, o investimento deverá cair 1,2%.
No que diz respeito ao investimento por meios, a Internet deverá representar a maior subida (17,1%), o que fica a dever-se à “melhoria da tecnologia digital, que faz com que a publicidade neste meio seja cada vez mais barata e eficaz”, sublinha a ZentithOptimedia. Nos dispositivos móveis, o crescimento deverá ser de 67%.

Artigos relacionados