Investimento publicitário deverá crescer 4% em 2015

As previsões actualizadas da Carat apontam para um crescimento de 4% no investimento em publicidade para este ano, e de 4,7% para 2016. Os novos números, citados pelo Marketing Directo, reflectem previsões menos optimistas em relação aos números apresentados pela empresa em Fevereiro deste ano, quando antecipava um aumento de 4,6% do investimento publicitário em 2015.

Relativamente a este ano, a Carat fala num crescimento de 2,6% na Europa Ocidental, de 4,1% na região de Ásia-Pacífico, de 4,2% na América do Norte e de 12,7% na América Latina. Quanto à Europa Ocidental, os dados revelam que grande parte do aumento de investimento se deve ao Reino Unido e a Espanha, com subidas de 6,4% e 6,9%, respectivamente. A situação de crise na Grécia é um dos principais motivos para a previsão para este ano ter sido revista em baixa, relativamente a Fevereiro.

Os meios com uma subida mais acentuada é o digital, sendo que a Carat prevê um aumento de 24,3% da quota de investimento publicitário em mobile, online e vídeo em 2015, e 26,5% em 2016. O digital é também o meio mais utilizado nos 10 mercados analisados.

Artigos relacionados