Investimento publicitário cai em Fevereiro. Cinema é o único meio a zeros

Depois de cerca de 807 milhões de euros investidos em Janeiro, os anunciantes reduziram o orçamento alocado a publicidade no passado mês de Fevereiro. Os dados do serviço MediaMonitor da Marktest apontam para um investimento na ordem dos 660 milhões de euros, a preços de tabela.

Televisão é, uma vez mais, o meio com a maior fatia de investimento (578 milhões de euros), seguindo-se a internet (41,5 milhões) e a imprensa (18,8 milhões). Outdoor e rádio aparecem logo depois, com aproximadamente 13,9 e 8,6 milhões de euros investidores, respectivamente. O cinema, por seu turno, é o único meio sem qualquer montante investido.

Quanto ao ranking dos maiores anunciantes de Fevereiro, o top 10 é liderado pela Ediclube – Edição e Promoção do Livro, com um investimento total de cerca de 26,5 milhões de euros. Seguem-se European Home Shopping (25,2 milhões), Vodafone Portugal (19,5 milhões), Modelo Continente (17,7 milhões), Unilever FIMA (17,2 milhões), Nestlé Portugal (16,4 milhões), MIDKY Consulting (16,35 milhões), Viva Melhor Sempre (15,8 milhões), L’Oréal Portugal (14,1 milhões) e Procter & Gamble (13,6 milhões).

A Havas Worldwide, por seu turno, foi a agência de publicidade com o nível de investimento publicitário mais elevado em Fevereiro: quase 34,4 milhões de euros. Wundermand Thompson (33,9 milhões), Fuel (31,7 milhões), Santa Fé Orange (27,2 milhões) e Publicis Publicidade (26,3 milhões), ocupam as posições seguintes.

Já no ranking das agências de meios, a coroa cabe à Carat e aos 80,9 milhões de euros em investimento publicitário registados no último mês. A Arena foi a segunda maior agência de meios (52,6 milhões) e a Initiative fechou o pódio (47,4 milhões). Wavemaker (45,2 milhões) e OMD (41,7 milhões) completam o top 5.

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