Investimento publicitário afunda 34,9% em Portugal

Com quase 46,7 milhões de euros investidos em publicidade, a Nos foi a maior anunciante em Portugal no passado mês de Abril. Os dados mais recente do serviço MediaMonitor da Marktest revelam que a quase totalidade do orçamento foi para televisão, restando apenas 299 mil euros para internet e dois mil euros para imprensa. Outdoor e rádio ficaram de fora dos planos.

Na lista dos maiores anunciantes de Abril consta ainda a European Home Shopping (32,9 milhões de euros), a Unilever Fima (32,3 milhões de euros), Viva Melhor (30,7 milhões de euros) e Ediclube – Edição e Promoção do Livro (19,3 milhões de euros). O top 10 é fechado pelo Modelo Continente, Altice Portugal, Impresa, Vodafone Portugal e Reckitt Benckiser.

Quanto às agências de publicidade com maiores níveis de investimento, os dados divulgados hoje apontam para a Havas Worlwide como líder do mês de Abril, com 62,9 milhões de euros. Seguem-se Fuel (36 milhões de euros), Partners (29,6 milhões de euros), Santa Fe Orange (20 milhões de euros) e VMLY&R (19,8 milhões de euros).

No ranking das agências de meios, é a Arena que surge em destaque. Em Abril, em plena pandemia, esta agência registou um investimento em publicidade na ordem dos 85 milhões de euros. Os lugares seguintes cabem à Initiative (62 milhões de euros) e à Starcom (44,3 milhões de euros). O top 5 é completado pela Mindshare e pela Wavemakers, com investimentos de 44 e 32,4 milhões de euros, respectivamente.

Juntando todos os meios e todos os anunciantes analisados pela MediaMonitor, o investimento total de Abril chegou aos 593 milhões de euros. Deste montante, 511 milhões tiveram como destino a televisão, o meio privilegiado pelas marcas em Portugal.

Abril registou o valor mais baixo do ano em termos de investimento publicitário: os 593 milhões deste mês comparam com os 867,4 milhões de Março, o que representa uma descida de 31,6%. Nota-se ainda uma diferença em relação aos 977,3 milhões de euros registados em Fevereiro e ao investimento de 987,5 milhões de euros de Janeiro.

Face a Abril do ano passado, quando o investimento publicitário em Portugal atingiu os 911,7 milhões de euros, verifica-se um recuo de 34,9%.

Artigos relacionados