Investimento na modernização e expansão dos canais digitais

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A CA Seguros teve um ano de crescimento e repleto de novidades em 2023. Agora, prepara-se para dar continuidade a esta estratégia de sucesso no presente ano.

Em 2023 a CA Seguros registou um crescimento na produção nova, que superou os 27 milhões de euros, e um aumento de 9,7% nos Prémios Comerciais Anuais. O rácio de Solvência II permaneceu robusto, reforçando a estabilidade da empresa.
Em entrevista à Marketeer, João Pedro Borges, presidente do Conselho de Administração Executivo da Crédito Agrícola Seguros, faz o balanço.

Quais foram os principais marcos alcançados no último ano?

Destaco o lançamento da cobertura de saúde mental no CA Saúde, em parceria com a Médis, um passo importante na ampliação do nosso portefólio de saúde. Introduzimos ainda os planos CA Saúde Vintage, direccionados ao segmento sénior, oferecendo protecção abrangente e acessível. Na esfera digital, fortalecemos a nossa presença nas redes sociais e desenvolvemos um novo processo de validação de contactos dos clientes, garantindo segurança e confidencialidade nas comunicações.

Na app CA Seguros e CA Seguros Online, foram introduzidas melhorias para simplificar o processo de venda e gestão da carteira e a participação de sinistros via digital é já uma realidade. São cada vez mais os clientes que utilizam estes canais, tendo em 2023 apresentado um crescimento de 35% no número de utilizadores. O lançamento do canal WhatsApp permitiu aos clientes uma alternativa interactiva e intuitiva com funcionalidades em tempo real.

Destacamos ainda o elevado nível de satisfação geral dos clientes, que chegou a 4,3 numa escala de 1 a 5, com um Net Promoter Score de 85, e a elevada Taxa de Recomendação de 93%. A empresa ficou ainda em primeiro lugar no sector de seguros Não Vida pela quinta vez consecutiva no estudo BECX – Best European Customer Experience, que reflecte o nível de satisfação dos clientes. Em 2023, a CA Seguros recebeu diversas distinções na área dos Recursos Humanos, como a Melhor Empresa para Trabalhar na iniciativa “Melhores Empresas para Trabalhar”, o primeiro lugar nas Médias Empresas no estudo Índice da Excelência. Viu ainda renovada a certificação Best Workplaces.

A CA Seguros foi distinguida com o prémio BECX – Best European Customer Experience. Que importância tem esta distinção?

Iniciámos o ano de 2024 da melhor forma, ao conquistar pela sexta vez consecutiva o primeiro lugar no estudo BECX – Best European Customer Experience, no ramo Não Vida do sector segurador, que ref lecte o compromisso da CA Seguros em proporcionar aos clientes uma experiência de excelência.

A CA Seguros foi também reconhecida, pelo 6.º ano consecutivo, no Índice da Excelência (IE), alcançando a melhor posição de sempre neste ranking com o 1.º Lugar nas Empresas de Média Dimensão. Foi também distinguida com o 1.º Lugar no sector “Banca, Seguros e Serviços Financeiros”.
Que estratégias adoptou a empresa para melhorar e manter a sua posição de destaque?

Para manter a nossa posição de destaque no Índice da Excelência, centrámos as nossas estratégias nas pessoas, o nosso activo mais valioso. Investimos no desenvolvimento profissional e promovemos um ambiente de trabalho positivo. Os resultados dessas estratégias são evidentes na motivação, satisfação e envolvimento dos colaboradores, ref lectindo- se no empenho, aumento da produtividade e na qualidade das decisões tomadas por cada membro da equipa no âmbito das suas funções. Esse alinhamento reforça o sucesso da CA Seguros como uma organização que valoriza e investe no bem-estar e no desenvolvimento dos seus colaboradores.

Que impacto tem esta distinção junto dos colaboradores e no negócio?

Este reconhecimento valida as nossas práticas de gestão de recursos humanos e reforça o nosso compromisso com um ambiente de trabalho saudável e motivador. Esta conquista tem um efeito directo no sucesso dos nossos negócios, pois colaboradores satisfeitos e motivados são fundamentais para a manutenção da nossa excelência operacional e serviço ao cliente.

Recentemente, a CA Seguros lançou o WhatsApp como um novo canal de comunicação. Como surgiu esta ideia e quais os resultados?

O WhatsApp é um canal de comunicação presente no dia-a-dia dos portugueses, fazendo todo o sentido, portanto, integrá-lo na nossa estratégia omnicanal, por forma a aprimorar a experiência do cliente. Esta ferramenta reforça a relação de proximidade com os clientes, estando disponível 24 horas por dia, com funcionalidades que permitem aos clientes gerir autonomamente a gestão dos seus seguros. Quanto aos resultados, a aceitação e utilização positiva do WhatsApp têm contribuído para fortalecer a experiência do cliente e simplificar processos.

Qual tem sido a estratégia adoptada pela Crédito Agrícola Seguros em relação às redes sociais?

A estratégia pas sa pelo aumento da notoriedade da marca e a consol idação da sua presença onl ine. Pretendemos ter uma presença mais envolvente e relacional, com uma interacção positiva com a comunidade de forma fluente e consistente.

Quais os benefícios e vantagens das instalações renovadas da CA Seguros?

Esta renovação das instalações representa um investimento no bem-estar e na sustentabilidade do ambiente de trabalho. Ao adoptar um regime de trabalho híbrido e free-sitting, estamos a promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O novo design reflecte um ambiente moderno e acolhedor, alinhado com as tendências de organização de trabalho contemporâneas. A CA Seguros destaca-se pela aposta em materiais ecológicos, práticas sustentáveis e iniciativas que visam o cuidado com os colaboradores, como a criação de uma sala de amamentação e uma zona específica para bicicletas no parque de estacionamento. Os espaços do escritório foram cuidadosamente planeados para optimizar a colaboração e a produtividade, incluindo áreas de trabalho abertas, salas de reunião diversas, call rooms e zonas colaborativas.

A integração de tecnologia, como ecrãs digitais e interactivos nas salas de reunião e a implementação de uma TV Corporativa, fortalece a comunicação interna, permitindo apresentações dinâmicas e compartilhamento de informações relevantes da empresa.

Quais são as principais iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pela CA Seguros a nível interno?

No âmbito da saúde e bem-estar dos colaboradores, a empresa promove um estilo de vida saudável, oferecendo seguros de saúde aos colaboradores e respectivo agregado familiar, medicina do trabalho, consultas gratuitas de clínica geral e psicologia, vacina da gripe, ginástica laboral e descontos em ginásios.

Por outro lado, fomenta o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, privilegiando relações de trabalho estáveis, onde a totalidade dos colaboradores tem um contrato efectivo sem termo, investindo no desenvolvimento de competências e adoptando um modelo de trabalho híbrido. No contexto da sustentabilidade ambiental, procurámos um edifício eficiente, com certificação de energia classe A, tendo sido privilegiados materiais sustentáveis na sua recente remodelação. Utilizamos electricidade proveniente de fontes renováveis e promovemos a redução do consumo de papel. No que diz respeito à mobilidade sustentável, a frota automóvel foi renovada para veículos eléctricos e híbridos. A CA Seguros controla e reduz as emissões de CO2 em deslocações para o trabalho e tem estacionamento para bicicletas. Fizemos várias acções no domínio da contribuição para a comunidade, como a doação de refeições para a CASA, a acção de reflorestamento em parceria com a Associação Plantar uma Árvore ou donativos para a Associação dos Animais de Lisboa.

Como é que a empresa está a contribuir para a sustentabilidade, em comunidades ou sectores específicos?

No contexto externo, a nossa contribuição para a sustentabilidade manifesta-se na melhoria dos nossos seguros de saúde, na promoção de conteúdos educativos e na participação activa em parcerias e eventos, como a Portugal Chama e a Quake, que reflectem o nosso compromisso com a comunidade e o ambiente.

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