Investimento em publicidade móvel mais do que duplicou em 2013

FB-mobile-ads_rsNo ano passado, o investimento global em publicidade nas plataformas móveis cresceu 105%, para 17,96 mil milhões de dólares (cerca de 13 mil milhões de euros), de acordo com os dados divulgados pela analista eMarketer. A Google e o Facebook foram as empresas que mais beneficiaram com a subida do investimento dos anunciantes.

De acordo com a eMarketer, o motor de busca e a rede social obtiveram em conjunto, no ano passado, receitas publicitárias líquidas, nos dispositivos móveis, de 6,92 mil milhões de dólares (5 mil milhões de euros). “As duas empresas estão a consolidar a sua posição no topo do mercado”, sublinha a eMarketer.

Segundo a analista de mercado, o Facebook é a empresa que tem vindo a conquistar quota de mercado a um ritmo mais acelerado. Se em 2012 a empresa liderada por Mark Zuckerberg representava apenas 5,4% do mercado publicitário global, em 2013 alcançou um peso de 17,5%. Este ano, deverá subir para 21,7%, segundo as previsões da eMarketer.

Já a Google viu a sua quota de mercado cair de 52,6% em 2012 para 49,3% em 2013. O rápido crescimento do Facebook deverá provocar este ano uma nova quebra da quota de mercado da Google, para 46,8%, sublinha a eMarketer.

Ainda segundo a mesma fonte, o investimento publicitário nas plataformas móveis deverá crescer 75,1% este ano, para 31,45 mil milhões de dólares (22,8 mil milhões de euros), o que representaria cerca de um quarto do total do investimento publicitário digital em todo o mundo.

 

Artigos relacionados