Investimento em pesquisa de mercado aumenta. Optimismo das empresas cai a pique
Os orçamentos alocados à pesquisa de mercado registaram o maior aumento dos últimos nove anos, ao mesmo tempo que o investimento em Marketing de forma geral desacelerou, devido à pandemia, à inflacção e aos problemas da cadeia de abastecimento.
As conclusões, partilhadas pelo site MarketingWeek, são do mais recente estudo do IPA Bellwether, uma análise trimestral dos gastos em Marketing, que revela que 6,1% das empresas britânicas fez uma revisão dos seus investimentos nesta área no último trimestre de 2021.
Ainda que, de forma geral, o aumento dos orçamentos tenha abrandado, o número de negócios que tem investido mais na pesquisa de mercado cresceu rapidamente, passando de 0,7% no terceiro trimestre do ano anterior para 7% no quarto.
Por outro lado, o estudo salienta que a percentagem de inquiridos que se sentia optimista em relação ao futuro da sua empresa decresceu de 37,5% entre Julho e Setembro para apenas 7,6% entre Outubro e Dezembro. «A Ómicron intensificou a insegurança, alterou o comportamento dos consumidores e, subsequentemente, impactou os orçamentos alocados ao Marketing das empresas no Reino Unido», comenta o director-geral do IPA, Paul Bainsfair.
O profissional deixa o alerta: «Daqui para a frente, novas variantes, assim como problemas na cadeia de abastecimento e um aumento da inflacção poderão, certamente, trazer mais oscilações». Para tentar colmatar, as empresas devem continuar a investir na estratégia de Marketing, aconselha.
Os dados preliminares recolhidos sugerem que, durante o próximo ano, os orçamentos desta área continuarão a “crescer de forma considerável” – 34,5% das empresas inquiridas planeia aumentar os gastos em Marketing ao longo de 2022. Apenas 11,2% espera fazer cortes orçamentais.
A área dos eventos é a que apresenta uma maior percentagem de empresas a pensar em aumentar os orçamentos (19%), com as promoções (17,9%) e as grandes campanhas de rádio e televisão (17,4%) a ficarem pouco atrás.