Investimento em patrocínios no desporto feminino aumentou 146%
Uma nova análise da Nielsen revela de que forma os hábitos de consumo dos adeptos têm impacto nos investimentos desportivos, sem esquecer a transformação digital que tem influenciado o sector. De acordo com os dados, 6 em cada 10 fãs de desporto já fazem parte das gerações digitais (abrangendo os Millennials e Geração Z) e esta mudança tem um efeito directo em domínios como a visualização do segundo ecrã enquanto se assiste ao desporto.
Neste sentido, 45% dos jovens da Geração Z admite consultar redes sociais enquanto assiste ao desporto, 42% utiliza outras aplicações e 36% afirma consultar aplicações de mensagens (tais como o WhatsApp).
Na verdade, são múltiplas as transformações que o digital trouxe ao mundo do desporto e do entretenimento. Desde a utilização da realidade virtual, a tecnologia blockchain e NFTs. Oscar Iranzo Rovira, director Comercial Sport da Nielsen para Espana e Portugal, refere mesmo que «talvez a mudança mais notável seja em termos de acessibilidade, já que, actualmente, com um simples telemóvel é possível aceder ao mais diverso conteúdo, quer através de apps, redes sociais, plataformas de conteúdos digitais, e tudo isto em tempo real, com um fluxo de informação que vai para além do puro conteúdo desportivo».
Da mesma forma que a mudança de hábitos teve um impacto nos espectadores e consumidores, as organizações desportivas também assistem a novas tendências no campo do patrocínio. Só em 2021, o desporto feminino assistiu a um aumento de 146% do investimento em patrocínios, tomando como referência os investimentos na FIFA, UEFA e Rugby World Cup em 2020. Já o investimento nos eSports registou um aumento de 26% em 2021.
«A irrupção das redes sociais, a adopção definitiva de ecrãs duplos e a implementação de novos modelos de visualização democratizaram o acesso ao desporto. Seja através das redes ou de uma série documental da Netflix, os fãs podem aceder a múltiplos conteúdos que vão muito além da tradicional transmissão em directo», realça Oscar Iranzo Rovira.