Investimento em marketing deverá crescer 30% até 2025
O investimento em marketing deverá crescer 30% até 2025, representando um aumento de 4,7 milhões de milhões de dólares. Os dados são da Forrester que revelam já uma melhoria deste sector em 2021: no ano passado, o total investido fixou-se nos 3,6 milhões de milhões de dólares, equivalentes a mais 13% do que em 2020 e a mais 2% do que em 2019.
Nos próximos anos, as mudanças no comportamento dos consumidores num mundo pós-pandémico vão ditar uma maior importância do marketing, seja na retenção de clientes, na reconquista de antigos ou na captação de novos.
Ainda assim, nem todos os países vão registar a mesma evolução: é expectável que o Reino Unido seja o segundo país cujo taxa de crescimento no investimento em marketing cresça mais lentamente entre 2021 e 2025 (2,7%). Atrás deste fica apenas a Rússia, com uma taxa de 1,4%. A taxa média mundial é de 7%. Por outro lado, o investimento em marketing da China e da Índia será dos que mais vai crescer, com taxas de 13,4% e 12,7%, respectivamente.
De acordo com a Forrester, o investimento em marketing divide-se em dois tipos de indústrias – as que precisam de um forte apoio de marketing, como as farmacêuticas, biomecânicas e os bens de grande consumo, totalizando 37% do investimento; e as que geram grandes receitas, como as gigantes tecnológicas e energéticas, que representam 31% do investimento em marketing.
Porém, alguns sectores vão continuar abaixo do nível gasto em 2019, incluindo os de pastelaria, mercado de capitais, crédito ao consumidor, construção e engenharia, imobiliário, turismo e lazer.