Investimento em insurtechs cresce 38%
O “Insurtech Global Outlook 2022 Report”, da NTT Data, mostra que o investimento em insurtechs ultrapassou os 10 mil milhões de dólares, verificando-se um aumento de 38% em relação a 2020. Já na sua sexta edição, o relatório evidencia uma “nova ascensão histórica e uma clara consolidação do mercado”.
De acordo com o estudo, regista-se também, por outro lado, uma ligeira tendência decrescente em termos de negócios fechados, face a 2019 quando se tinha contabilizado um recorde de 393 negócios.
Já no que ao investimento diz respeito, o crescimento sentido será um reflexo do empenho das companhias de insurtech no ambiente segurador, uma vez que o número de investimentos e o montante alocado cresceram significativamente em 2021: mais 175% em relação ao ano anterior.
A Europa destaca-se pelo desempenho superior em termos de financiamento, já que a América do Norte, apesar de manter a liderança global, não detém as empresas com o maior investimento. Segundo a NTT Data, grandes negócios fizeram com que a Europa fosse a região com a maior taxa de crescimento no ano passado.
Já para este ano, o cenário revela-se mais diverso: o crescimento tem ocorrido nas três principais regiões, designadamente Ásia, Europa e América do Norte.
No que diz respeito aos investidores, indica o mesmo relatório, o capital de risco é particularmente relevante, registando um aumento em todas as regiões. Até 2021, a presença de capital de risco na Europa cresceu para 3,3 vezes a dimensão que tinha em 2015.
Em termos de dimensão média dos negócios, estamos perante uma tendência de crescimento até atingir a média histórica mais alta por negócio: 41 milhões de dólares. De acordo com a NTT Data, os investidores mantiveram um claro interesse nas insurtechs e o início da fase de recuperação da pandemia de Covid-19 levou a uma subida dos investimentos.