Investigadores testam teste à Covid… em cápsulas Nespresso

E se uma cápsula Nespresso fosse mais do que uma dose de café? É isso que investigadores na Holanda propõem ao desenvolverem um teste à Covid-19 que pode ser realizado em casa a partir do recipiente de alumínio que alberga o café desta marca. Segundo adianta a Fast Company, trata-se de uma solução barata e com potencial para adopção em massa tendo em conta o número alargado de consumidores com máquina Nespresso em casa.

Designado “CoroNaspresso”, o projecto ainda não foi submetido ao processo de revisão por pares, por isso, não é claro se poderá chegar ao mundo real ou se permanecerá no laboratório. Na prática, a ideia passa por usar uma cápsula vazia de café para aquecer o material necessário à realização do teste em casa.

A mesma publicação sublinha que a escolha das cápsulas Nespresso não estará relacionada com a marca, mas sim com o material utilizado nestes objectos: o alumínio é um bom condutor de calor.

Além de estar ainda numa fase inicial de testes, a solução dos investigadores do Laboratory of BioNanoTechnology da Wageningen University & Research apresenta ainda outros potenciais entraves. Embora, as cápsulas Nespresso estejam disponíveis amplamente, o mesmo não acontecerá com a cera necessária para colocar nos recipientes vazios.

“A solução parece mais um truque para cientistas ou oficiais de saúde que poderão já ter acesso a itens de testagem”, indica a Fast Company. Ainda assim, é um primeiro passo num caminho que poderá ajudar a reduzir o desperdício associado à pandemia, nomeadamente no que concerne a utilização de equipamentos descartáveis.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...