Intimina mostra como a pobreza menstrual afecta raparigas e mulheres no Mundo

Actualmente, mais de 500 milhões de mulheres e raparigas em todo o Mundo não têm acesso a produtos menstruais e instalações adequadas para a gestão da higiene íntima. A fim de sensibilizar para esta situação, a marca de bem-estar íntimo Intimina associou-se à ONG espanhola Save a Girl Save a Generation para criar o projecto social “A Lacuna Menstrual”.

Esta iniciativa consiste num pequeno documentário de 13 minutos que visa combater as desigualdades menstruais sentidas pelas mulheres em muitas partes do Mundo, bem como o elevado preço que têm de pagar por isso, seja a nível económico, mas também social.

No Quénia, onde o documentário tem lugar, 65% das mulheres não tem acesso a produtos de higiene menstrual, ou porque não têm dinheiro para os comprar ou porque nunca ouviram sequer falar deles. Num país onde este tipo de produtos é considerado um luxo, muitas raparigas são forçadas a abandonar os estudos, a casar cedo ou até a prostituírem-se.

Na realidade, 10% das raparigas adolescentes no Quénia prostitui-se para conseguir comprar produtos menstruais. Além disso, por vezes, a carência destes produtos leva a infecções ou a um impacto negativo na frequência escolar: as raparigas não vão à escola porque sentem vergonha ou não querem que se repare que estão a menstruar nesses dias.

Durante uma viagem pelo seu dia-a-dia, Toma, a protagonista, mostra no documentário as dificuldades que as adolescentes têm de enfrentar, no Quénia e noutras partes do Mundo, pelo simples facto de menstruarem. Juntamente com a equipa da Intimina e da Save a Girl Save a Generation, percorrem um novo caminho na procura da justiça menstrual.

«Um dos principais objetivos da Intimina é combater e erradicar a pobreza. Com campanhas de sensibilização como esta, asseguramos que estas raparigas e mulheres obtêm informação e conhecimento corretos sobre a gestão da saúde menstrual, bem como o acesso a produtos menstruais de qualidade», afirma, em comunicado, Pilar Ruiz, responsável de Marketing e Comunicação da Intimina Espanha e Portugal.

Como parte desta campanha, a marca doará um euro para a Save a Girl Save a Generation por cada partilha do documentário, durante um mês. Esta doação irá apoiar todo o trabalho da Save a Girl, que inclui a contribuição para a educação, saúde e liderança das mulheres.

Artigos relacionados