Internet ultrapassa televisão nos hábitos dos portugueses

Um estudo da Nova Expressão e da Marktest mostra que os portugueses dedicam 4,2 horas diárias a navegar na rede face a 3,1 a ver televisão.

Os portugueses dispendem 4,2 horas diárias a aceder à internet em diversos dispositivos face às 3,1 horas diárias a ver televisão, 3,0 a ouvir rádio, 1,4 a ler jornais e 0,8 a ler revistas, revela um estudo conjunto da agência de meios Nova Expressão e a empresa de estudos de mercado Marktest.

O estudo “Um dia das nossas vidas na Internet” mostra ainda que 51% dos portugueses inquiridos navega na Internet ao mesmo tempo que vê televisão, sendo que 52% procura conteúdos relacionados com o que está a ver.

Os dispositivos utilizados mostram uma discrepância entre o uso do desktop e do mobile para aceder à Internet. Ao passo que os computadores são mais utilizados durante o período laboral, o mobile ganha relevância às refeições.

No que toca ao consumo de jornais digitais, os portugueses gastam 1,4 horas diárias a ler notícias, sendo que 0,6 é em papel, 0,5 no portátil, 0,4 no desktop e 0,2 tanto no smartphone e no tablet.

Já 94% do consumo de informação é feito através das edições digitais dos jornais/revistas – destes 54% todos ou quase todos os dias – seguido de 87% em portais/agregadores de notícias, 82% nas redes sociais, 74% através de newsletters, 65% em e-paper, e 54% em aplicações.

No que toca aos conteúdos procurados, a Meteorologia está em primeiro lugar (93%), seguida dos Assuntos Culturais à excepção de música (92%), Música (89%), Tecnologia (84%), Figuras Públicas/Famosos (78%), Economia (73%), Desporto e Política (ambos com 71%) e Cotações da Bolsa (37%).

O estudo tem como base um universo de 929 inquéritos.

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